Região RSS Turismo

Roteiro Delícias da Colônia completa 15 anos no dia 13 de abril

Ponto turÃ-stico Estrela
Roteiro atrai um grande número de visitantes todos os anos (Foto: Divulgação)

Um dos primeiro roteiros turísticos do Vale do Taquari, o Delícias da Colônia completa 15 anos no dia 13 de abril. Para marcar a data haverá uma programação especial no dia 18, com a presença dos empreendedores, autoridades e convidados, às 19h30min, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em Estrela. Na ocasião eles serão recepcionados pela Banda de Estrela. Depois haverá pronunciamento de autoridades e visitação a uma mostra fotográfica, que se estenderá até o dia 28, que também faz parte das comemorações alusivas ao aniversário.

O roteiro abrange empreendimentos de Estrela, Colinas e Imigrante. O Delícias da Colônia iniciou em 2002, numa iniciativa da então turismóloga da Prefeitura de Estrela, Juliana Rose Jasper, e do servidor da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), Antônio Veloso, que se qualificou como guia turístico para receber os visitantes. Inicialmente havia somente atrativos de Estrela – O Recanto do Avestruz, Sirlei Chocolates e Alambique Berwanger – sendo expandido depois para Colinas, onde é visitado o ponto da Associação dos Artesãos e Produtores Coloniais – e Imigrante, integrado pela Cascata das Orquídeas, Cactário Horst e Convento São Boaventura.

Conforme Veloso, o roteiro tem início em Estrela e, por isto, normalmente é feito um tour pela cidade, a pontos como o calçadão da Rua Fernando Abott, Parque Princesa do Vale e escadaria do Rio Taquari. Depois ocorre o deslocamento para os demais atrativos. Veloso lembra que em 2002, quando foi formatado, o Delícias da Colônia começou a ser divulgado em eventos como o Salão Gaúcho do Turismo, que segundo ele foi importante para o crescimento deste novo produto. Um folheto em três idiomas também auxilia na divulgação, assim como a participação em eventos como a Expoagro Afubra, Expointer e outros. A maioria dos visitantes vem da Região Metropolitana, Vale do Taquari e da Serra.

As épocas de maior visitação ao roteiro são o mês de maio, durante as festividades do aniversário de Estrela, e durante a Multifeira, que será realizada em setembro deste ano. Veloso salienta que para a Multifeira já estão sendo programados passeios pelo Delícias da Colônia.

Texto: Ascom Estrela