Encantado RSS Eventos Destaques

Sábado Sonoro será realizado neste fim de semana

Foto: Divulgação
O cantor e compositor Caio Martinez estará em Encantado neste sábado (Foto: Divulgação)

Neste sábado (05) será realizada a primeira edição do projeto musical Sábado Sonoro, com o músico Caio Martinez, que apresentará canções de Lupicínio Rodrigues no espetáculo “Deixa-me sofrer”. O evento ocorre a partir das 19h, no Auditório Itália do Centro Administrativo Municipal. A entrada é gratuita.

A iniciativa do projeto Sábado Sonoro consiste na realização de uma série de apresentações musicais didáticas, cujo foco é a diversidade musical, privilegiando manifestações artístico-musicais relevantes para a cultura brasileira e sul americana, mas que é pouco difundida. A realização é da ProRecords Produções e conta com o financiamento do Governo do Estado, através do Pró-Cultura RS, e apoio da Administração Municipal de Encantado.

Conforme o coordenador do Sábado Sonoro, Gustavo Ghisleni, serão seis apresentações, duas com datas confirmadas para 2016: 5 de novembro e dia 3 de dezembro, e outras quatro apresentações a serem realizadas em 2017. “A elaboração do projeto foi conjunta, partindo de uma sugestão do nosso amigo Fábio Tiecher, grande apoiador e entusiasta da área musical. Quando o edital do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) foi aberto, um dos objetivos era o fomento ao uso continuado de espaços culturais e pensamos em inscrever nossa ideia e remeter à avaliação. Temos o Auditório Itália, no Centro Administrativo, que tem uma ótima acústica e um espaço como poucos auditórios oferecem para a realização de apresentações artísticas. Então, achamos por bem propor a disseminação de estilos musicais importantes pra música brasileira e sul americana e pouco apoiados, utilizando um espaço acusticamente tão bom e pouco aproveitado. Fomos agraciados com uma das vagas e crédito a estarmos alinhados com o que o conselho de cultura acha relevante”, comenta.

Saiba mais sobre a 1ª edição do Sábado Sonoro
O espetáculo “Deixa-me sofrer” é uma visita íntima ao universo poético-musical de Lupicínio Rodrigues. Caio Martinez passeia entre letras e melodias para trazer ao público as grandes paixões do poeta: a música, a boemia e as mulheres. O mistério de sua musicalidade está em cada uma das complexas canções, compostas sem pauta nem violão, ao chacoalhar de uma caixa de fósforos. De onde veio tanta inspiração? Não se deve saber, somente cantar, tocar, ouvir. Tem segredos que não se revelam facilmente. Para entender a poesia de Lupicínio é preciso mergulhar profundo na inevitável desilusão do abandono: o amor e a traição indissociáveis.

O cantor e compositor Caio Martinez acompanhado por João Vicente Macedo (violão sete cordas), Elias Barbosa (bandolim) e Bruno Coelho (percussão), apresenta canções de Lupicínio interpretadas de alma inteira, sob o olhar atento de admirador. Inspirado em boemia, o repertório mescla obras conhecidas com algumas canções menos gravadas. Um espetáculo especialmente criado para mostrar um pouco mais desse sambista infinito, um misterioso mosaico de sentimentos. Um brinde à dor de cotovelo, por isso, “Deixa-me sofrer”.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Encantado