RSS Destaques Geral Cruzeiro do Sul

Sábado tem mutirão na Casa do Morro

Casa do Morro (Foto: Márcio Steiner/Arquivo)
Casa do Morro (Foto: Márcio Steiner/Arquivo)

Neste sábado (19) haverá um mutirão para limpeza nos arredores da Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul. Toda a comunidade é convidada para participar. Este deve ser o primeiro passo para o retorno das atividades de recuperação do símbolo maior do município. Os voluntários irão se reunir a partir das 8h.

Na última semana a comissão que forma o Plano Municipal da Cultura voltou a se reunir e tratar de assuntos relacionados a cultura, entre eles, a Casa do Morro. Após a recuperação do prédio, há a consciência da necessidade de implantação de algum departamento, que tenha movimento diário no local. Além disso, a elaboração de um espaço para receber eventos culturais.

Uma das ideias levantadas foi transferir a sede do Poder Legislativo para a Casa. Contudo, é uma situação ainda a ser definida. Também foi proposta a implantação de iluminação nos arredores do prédio, que hoje é imperceptível durante a noite. Outras várias ações estão pautadas para o símbolo histórico, que devem estar sendo implantados gradativamente.

Entre as ações, também deverá ser ofertado um momento de formação para os professores, com historiadores, os quais serão preparados para um trabalho mais forte sobre a história da Casa do Morro, que traz consigo o Vale do Taquari e de Cruzeiro do Sul. A comissão ainda discorreu sobre a construção de um pórtico de entrada para o município; semana farroupilha; escolha de soberanas; programação natalina; feira do livro para o próximo ano; entre outros. O próximo encontro está agendado para esta sexta-feira, dia 18 de agosto.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul