RS RSS Destaques Geral

Salmo Dias é eleito novo presidente da Famurs

Eleição de nova diretoria marca 41 anos da Famurs (Foto:  Débora Szczesny)
Eleição de nova diretoria marca 41 anos da Famurs (Foto: Débora Szczesny)

O prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, é o novo presidente da Famurs. Ele foi eleito, na quarta-feira (24), para comandar a entidade na gestão 2017/2018. A chapa encabeçada por Salmo recebeu 235 votos de prefeitos gaúchos. A posse da nova diretoria acontece no dia 6 de julho, durante o 37º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Salmo substituirá o presidente Luciano Pinto na direção da entidade. Entre suas bandeiras está a defesa pela autonomia dos municípios. “Precisamos unir os prefeitos em defesa de propostas como a PEC 61/2015, que faz com que os recursos de emendas parlamentares sejam transferidos diretamente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para que as prefeituras possam gerir esses valores de acordo com a sua necessidade. Isso é autonomia para os municípios”, reivindica. Salmo também promete ser incisivo na luta pela desburocratização da gestão pública. Segundo ele, a Lei das Licitações é um exemplo de legislação ultrapassada que engessa a administração das prefeituras.

O prefeito de Rio dos Índios foi escolhido pelo Partido Progressista (PP) para a presidência da Famurs após eleição interna. Salmo venceu o pleito ao obter 102 votos de prefeitos e vices do PP gaúcho. Também disputou a indicação do partido os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares; e de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker, que receberam, respectivamente, 73, 28 e 24 votos.

A indicação de Salmo Dias de Oliveira obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto foi renovado neste ano e determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Partido com o maior número de prefeitos eleitos no ano passado, o PP obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2017. PMDB, PDT e PT completam a lista.
Perfil

Salmo Dias de Oliveira, 42 anos, é prefeito reeleito de Rio dos Índios. Natural de Nonoai, é formado em filosofia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e em sociologia e direito pelo Centro Universitário Euroamericano (Unieuro) de Brasília. Salmo começou sua carreira em 1995. No ano seguinte, exerceu a função de secretário de planejamento, saúde e administração de seu município natal. Foi chefe de gabinete do deputado Vilson Covatti na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Em 2012, elegeu-se prefeito de Rio dos Índios pela primeira vez. Entre 2014 e 2015, ocupou o cargo de vice-presidente da Famurs. No ano passado, foi reeleito prefeito de Rio dos Índios com 57,75% dos votos. Casado com Adriane Perin, possui dois filhos: Davi, de 6 anos, e Pedro Salomão, 4.

Nova diretoria – Gestão 2017/2018

 Presidente

Salmo Dias de Oliveira (PP)

Rio dos Índios – Amzop

1º Vice-Presidente

José Francisco Soares Sperotto (PTB)

Guaíba – Granpal

2º Vice-Presidente

Evandro Agiz Heberle (PSDB)

São Jerônimo – Asmurc

3º Vice-Presidente

Silvânio Antônio Dias (PSB)

Três Palmeiras – Amzop

1º Secretário

Carlos Rafael Mallmann (PMDB)

Estrela – Amvat

2º Secretário

Luiz Felipe Brenner Machado (PDT)

Santa Margarida do Sul – Amfro

1º Tesoureiro

Margarete Simon Ferretti (PT)

Nova Santa Rita – Granpal

2º Tesoureiro

Eduardo Buzzatti (DEM)

Pejuçara – Amuplam

Acordo entre partidos

Foi aprovada, em reunião na sede da Famurs, no dia 28 de março, a manutenção do rodízio entre partidos na diretoria da entidade. Pelas regras, a diretoria da Federação continuará sendo pluripartidária e composta por oito partidos. PP, PMDB, PDT, PT, PTB, PSDB, PSB e DEM. O acordo também prevê que as quatro siglas com maior número de prefeitos eleitos sigam com o direito de se revezar no comando da entidade.

Texto: Ascom Famurs