Investimento Educação Lajeado

Samsung entrega Chromebooks para implantar projeto Google for Education nas escolas de Lajeado

Ato simbólico da entrega dos Chromebooks

O diretor de América Latina da Samsung, KiUok Song, visitou nesta quinta-feira (07/11) a Prefeitura de Lajeado para formalizar a entrega de novos equipamentos Chromebooks que serão usados no projeto Google for Education em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). O município adquiriu 1.020 Chromebooks que serão utilizados na rede de ensino fundamental, ampliando a capacidade de acesso a novas soluções de tecnologia, além de disponibilizar a professores e alunos máquinas avançadas, com mobilidade, e uma solução integrada para uso em aula: a plataforma Google for Education.

– Educação é uma prioridade para a administração, e queremos oferecer as melhores soluções para as nossas crianças também na área da inovação. Com estas novas máquinas e com o treinamento que ofereceremos aos nossos professores, temos a certeza de que vamos avançar na área de tecnologia e na melhoria da qualidade da aprendizagem das nossas crianças. Este projeto integra nas escolas o Pro_Move Lajeado, que estimula a inovação na nossa cidade, e o Pacto Lajeado Pela Paz, que vai trabalhar com as crianças em sala de aula temas de comportamento e de educação empreendedora. Estamos trazendo para as escolas municipais um produto de nível internacional, usado por escolas de outros países para tornar o ensino mais interessante e interativo e preparando os alunos para um futuro de cada vez mais tecnologia – disse o prefeito Marcelo Caumo.
O executivo coreano, que atua em São Paulo, veio a Lajeado especialmente para acompanhar a entrega dos computadores. Ele esteve no gabinete do prefeito, Marcelo Caumo, acompanhado do gerente de vendas da Samsung, Ricardo Marcondes, e do representante da empresa vencedora da licitação, Hexa Soft do Brasil, Alessandro Rodrigues da Silva. Também participaram do encontro a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, a secretária municipal da Educação, Vera Lúcia Plein, o coordenador de Tecnologia da Informação do município, Guilherme Silva, e o técnico de Informática do município Tiago Blomker.
Foram adquiridos 1.020 Chromebooks por meio da adesão à uma licitação realizada pelo município de Canoas – Canoas é o outro município gaúcho que já adota a solução Google for Education em suas escolas. Cada uma das 18 EMEFs de Lajeado receberá cerca de 50 máquinas e as demais serão usadas para treinamento de professores. Para que os equipamentos sejam utilizados no máximo de seu potencial no processo de ensino-aprendizagem, a Prefeitura iniciou agora o processo de licitação para contratar a capacitação de todos os seus professores. Após o processo, a empresa vencedora treinará a equipe docente, o que deverá ocorrer no início de 2020, sendo que os computadores passarão a fazer parte do cotidiano escolar do próximo ano letivo.
– Esta solução permitirá uma maior interação entre professores e alunos. Eles poderão interagir em sala de aula para apresentações, trabalhos, estudo e desenvolvimento de projetos. Para os professores, haverá ainda a facilidade de deslocar os equipamentos de sala em sala em vez de levar os alunos para um laboratório, aumentando a mobilidade das aulas. Isso possibilitará que todas as crianças da rede tenham acesso às tecnologias mais avançadas disponíveis hoje no mundo – comemora a secretária Vera Plein.
O que é o Google for Education
É uma plataforma que facilita a comunicação entre professores, estudantes, pais e colegas para ampliar o engajamento e motivação e o uso de novas tecnologias em sala de aula. Permite o uso de novas estratégias na elaboração de aulas e novas formas de estudar para os alunos. Também permite que os alunos estudem de maneira mais colaborativa.
As ferramentas digitais serão parte do dia a dia, permitindo tarefas on e offline. Professores e alunos terão um e-mail cadastrado na plataforma, dando acesso a ferramentas como a Agenda do Google, o Drive (banco de armazenamento de arquivos online), programas de criação de documentos, planilhas e formulários.
Com o G Suite for Education, os professores poderão criar novas formas de ensino-aprendizagem, tornando mais simples as tarefas administrativas do dia a dia da sala de aula.

 

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado