CRAS Os Vales em Notícia Santa Clara do Sul

Santa Clara do Sul: CRAS intensifica visitas domiciliares para fortalecer convivência familiar em período de pandemia

Com o objetivo de fortalecer a convivência familiar em tempo de pandemia e isolamento social, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realiza visitas domiciliares de acompanhamento aos integrantes dos 10 grupos do Programa de Atenção Integral à Família e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A ação ocorre desde outubro passado, dando continuidade às atividades ofertadas de forma presencial antes da pandemia, envolvendo cerca de 180 famílias.

De acordo com a Coordenadora do CRAS, Analize Ferla, a dinâmica aplicada durante as visitas, de cunho socioeducativo e reflexivo, envolve a arte com retalhos de tecido, estimulando a manifestação dos sentimentos, emoções, experiências, vínculos e criatividade dos participantes. “O objetivo é detectar necessidades e motivações, despertando potencialidades e capacidades dos envolvidos, promovendo a reflexão sobre o papel das famílias e os aprendizados decorrentes da pandemia”, explica.

O resultado final do trabalho será uma colcha de retalhos, dentro da ideologia de unir os sentimentos das famílias ao longo desse período de incertezas e isolamento social.  “Através das produções de cada família busca-se destacar os sentimentos pessoais, possibilitando um olhar para o próximo e sobre o quanto as mudanças causadas pela pandemia e o distanciamento social impactaram nas relações familiares e comunitárias, observando que o sentimento do outro pode fazer parte do meu e que apesar da distância estamos conectados”, reflete Analize.

 

Ascom Santa Clara do Sul

Maica Viviane Gebing/Assessoria de Comunicação