Meio Ambiente RS Eventos Santa Clara do Sul Destaques

Santa Flor consolida-se como feira das flores e da agroecologia

Evento segue até este domingo, no ginásio municipal de Santa Clara do Sul

Os pavilhões do ginásio municipal de Santa Clara do Sul estão coloridos, floridos e perfumados. Essa combinação encanta os visitantes da Santa Flor 2019, que este ano incorporou, além da exposição de flores, a produção de orgânicos. A feira, que começou na quinta-feira (dia 19), encerra-se neste domingo (dia 22).

A abertura oficial da Santa Flor, na quinta-feira à noite, mobilizou um grande público que se reuniu diante do palco da feira para prestigiar a solenidade. Além do prefeito Paulo Kohlrausch, e da presidente da feira, Patrícia Herrmann, e autoridades do município e do Estado, o evento  contou com a presença do deputado estadual Edson Brum, do secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, e do ministro da Cidadania, Osmar Terra. Dentro da proposta de incluir a produção de alimentos orgânicos à consagrada Feira das Flores, além de ter expositores de produtos dentro desta prática, a feira promoveu uma série de discussões. O Espaço da Sustentabilidade reuniu especialistas durante toda a sexta-feira e no sábado pela manhã, trazendo temas como agroecologia, segurança alimentar e transferência de tecnologia.

Na abertura do Espaço, o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, evidenciou a vocação da cidade. “Santa Clara do Sul comercializa 50 mil vasos de flores por mês. É a cidade das flores porque acreditamos nisso lá em 2005.

A questão das flores consolidada, em 2017 fizemos um novo posicionamento lançando o Programa Santa Clara Mais Saudável”, destacou, acrescentando que foi um trabalho que exigiu competência, tecnologia e comprometimento dos produtores e o incentivo do município, garantindo a compra para a merenda escolar.

Um dos pontos altos do Espaço da Sustentabilidade foi o Talk Show, que reuniu o prefeito, o coordenador geral de Acesso a Mercados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mateus Rocha, e o comunicador e produtor de orgânicos, Pedro Ernesto Denardin. A mediadora foi a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini.

A Santa Flor, além de muito para ver e ouvir, é oportunidade de negócios. A Feira Comercial, Industrial e de Serviços está com mais de 150 expositores. São, ainda, 27 agroindústrias familiares de médio e grande porte, praça de alimentação, atrações culturais e brinquedos infláveis.

No domingo, a feira abre às 10h e estende-se até as 18h. A Praça de Alimentação permanece aberta até as 20h. O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Santa Clara do Sul, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sicredi, Baldo SA, Banrisul Seja Vero, Lojas Benoit, Certel, STR Lajeado, Salva Craft Beer e Roalnet, além do apoio da Embrapa Clima Temperado de Pelotas e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Fotos: Frederico Sehn