Saúde RS RSS Destaques Estrela

Saúde alerta para cuidados ao soltar fogos de artifício

É preciso atenção e cuidado para evitar acidentes (Foto: Reprodução/Google)
É preciso atenção e cuidado para evitar acidentes (Foto: Reprodução/Google)

Nesta época, principalmente na passagem de ano, é comum as pessoas soltarem fogos de artifício durante as comemorações. Para evitar acidentes, a Secretaria da Saúde de Estrela faz um alerta quanto aos cuidados necessários ao manusear este material, a fim de evitar acidentes. Em primeiro lugar, os fogos devem ser adquiridos somente em locais autorizados. Nunca devem ser soltos em ambientes fechados e, em espaços abertos, é preciso ter cuidados não somente com a segurança de quem vai soltá-los, mas também das outras pessoas. Para a queima de rojões deve ser utilizado um suporte adequado, mantendo-o fora do alinhamento do corpo.
Outro cuidado é com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente e, se isso ocorrer, deve-se considerar o artefato ativo. Bombas não devem ser acesas na mão. O correto é utilizar uma base segura. Os artefatos também não devem ser colocados nos bolsos. As pessoas precisam ter também muito cuidado com o manuseio de álcool ou outros produtos, para evitar queimaduras.
Neste feriado de fim de ano, as Unidades Básicas de Saúde de Estrela não atendem na segunda-feira, dia 1º de janeiro. Nesta data e durante o fim de semana, os casos de urgência e emergência devem ser encaminhados ao Pronto Socorro do Hospital Estrela.

Texto: Ascom Estrela