Saúde RSS Estrela

Saúde capacita profissionais para atuarem em urgências

Atividade foi realizada em parceria com o Samu Vale do Taquari (Foto: Divulgação)
Atividade foi realizada em parceria com o Samu Vale do Taquari (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Saúde de Estrela, em parceria com o Samu Vale do Taquari, proporcionou no dia 19, uma capacitação para médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem sobre primeiro atendimento em urgência e emergência. O objetivo foi promover a atualização destes profissionais para atuarem nas mais diversas urgências que ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Num primeiro momento a capacitação teve uma parte teórica e depois algumas práticas como imobilização, massagem cardíaca (para adulto e criança), além de diversas outras demonstrações. Houve questionamentos dos participantes sobre situações de urgência no dia-a-dia, tanto na prática diária como na família ou no domicílio.

“Foi uma atividade produtiva, com muita troca de saberes e experiências, que contribuiu para qualificar ainda mais nossos profissionais no atendimento à população”, destaca a enfermeira Leandra Baldissarelli, da Coordenação da Atenção Básica. Numa próxima oportunidade, segundo ela, nova capacitação será oferecida aos demais profissionais da Secretaria da Saúde, como agentes comunitários da saúde, auxiliares administrativos, serventes, entre outros.

Texto: Ascom Estrela