Saúde RSS Colinas

Saúde combate o Aedes Aegypti com ação de conscientização

Equipe divulgando o projeto durante a ColinasFest (Foto: Divulgação)
Equipe divulgando o projeto durante a ColinasFest (Foto: Divulgação)

O município de Colinas deu início a um projeto de conscientização ambiental e de saúde. Através da entrega de sementes de Crotalária Breviflora, a equipe responsável pela iniciativa busca combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, Agentes Comunitárias de Saúde, escritório municipal da Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, conselhos municipais da Agricultura e da Saúde e Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga. Amostras de sementes foram distribuídas durante a 1ª Colinasfest, ocorrida entre os dias 16 e 19 de março. A pasta esteve presente no evento afim de divulgar a proposta. Panfletos explicativos sobre projetos e oficinas das áreas da saúde e social também foram entregues ao público presente.

A crotalária é uma planta leguminosa que cresce no máximo 63 centímetros e floresce em até 75 dias. Vem sendo conhecida por seu diferencial em acabar com o mosquito da dengue. Usada comumente por agricultores como adubação verde e no controle de solos, a crotalária é conhecida por sua grande capacidade de atrair as libélulas, insetos voadores que se alimentam das larvas e também dos mosquitos adultos Aedes Aegypti assim como outros tipos de pernilongos.

O próximo passo é incluir os alunos da Ipiranga nas atividades, orientando os estudantes e consequentemente os pais para o plantio das sementes. Uma equipe visitará o educandário para distribuir as amostras e explicar sobre o período correto para cultivo que vai de setembro a outubro.

Texto: Ascom Colinas