Saúde RSS Fazenda Vilanova

Saúde de Fazenda Vilanova oferece atendimento para fumantes

Atividades serão realizadas em grupo (Foto: Divulgação)
Atividades serão realizadas em grupo (Foto: Divulgação)

Em setembro, a Secretaria de Saúde de Fazenda Vilanova proporcionará atendimento em grupo, para os interessados em abandonar o cigarro e ter mais qualidade e saúde. O município ingressou no Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pelo Ministério da Saúde em 2015, assumindo o compromisso de organizar e implantar ações voltadas ao cuidado do tabagista. As ações para promover a cessação do tabagismo têm como objetivo motivar fumantes a deixarem de fumar e ampliar o acesso ao tratamento da dependência da nicotina.

Os grupos ocorrerão no auditório da Prefeitura de Fazenda Vilanova no período da noite e serão coordenados pelo médico Luis Fernando Ribas Lemos, pela enfermeira Raquel Borges de Quadros e pela farmacêutica Regiane Fontana. Os interessados em parar de fumar podem ir diretamente até a Unidade de Saúde e deixar seu nome com a recepcionista ou profissional da enfermagem. Os interessados serão convocados para avaliação inicial com o médico, durante o mês de agosto, para definir o tratamento adequado. Mais informações no Centro de Saúde.

Doença crônica
O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina contida no tabaco, consumido sob forma de cigarro, charuto, cachimbo, palheiro. Além disso, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo, visto que constitui um fator de risco determinante para inúmeras doenças.

A base do tratamento do fumante é a abordagem cognitivo-comportamental, que permite a troca de experiências entre fumantes decididos a deixar o hábito de fumar, podendo ser utilizado um apoio medicamentoso em condições específicas, além de adesivos de nicotina, goma de mascar, acompanhamento psicológico e médico, se necessário.

Benefícios
Segundo o Inca, parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece para quem para de fumar:

– Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

– Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

– Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

– Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

– Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.

– Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

– Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom