Artigos - Saúde e Bem-estar

Saúde e um par de tênis – por Eliana Giacobbo

Eliana Giacobbo (Foto: Divulgação)
Eliana Giacobbo (Foto: Divulgação)

O ano possui várias fases que interferem na vida de praticamente todas as pessoas: a grande maioria tira férias no início, trabalham e estudam no meio e no final do mesmo, quase todas as pessoas estão a milhão para dar conta do que não finalizou ou acumulou durante o ano ou ainda por somente precisar dar conta da demanda normal do final do ano.

Fora as férias (quem as tira), passamos a maior parte do tempo correndo. É importante correr. Mas esse correr não é o correr conhecido como uma atividade física, o correr para manter a saúde, o correr para aumentar os níveis de serotonina no corpo, não é o mesmo correr que vai ajudar no equilíbrio do peso, mas sim, um correr normalmente que é prejudicial à saúde. É um correr estressado, é um correr mesmo de salto alto, é um correr contra o tempo, é um correr para não ficar para trás.

O correr para ter saúde é sair calçando um par de tênis, correr próximo a natureza, sempre que possível, correr e sentir o vento ou a brisa batendo no rosto, correr e ouvir o canto dos pássaros, correr e ouvir uma boa música. Como aliado precisamos de um bom par de tênis para que as articulações não sejam prejudicadas e para que o corpo não sofra de dores causada por alto impacto. Também, para conservar a saúde não precisa somente correr com o tênis, mas usá-lo para fazer uma caminhada, usar para trabalhar (quem pode e tem essa liberdade), para pedalar, para fazer compras a alguns poucos metros da casa, para pular corda, para subir e descer escadas dentro da própria casa.

Existem pessoas que não possuem sequer um par de tênis ou que compraram, mas que simplesmente fica esquecido em algum canto por “não ter tempo” de praticar alguma atividade física. Mas para emagrecer, para manter o peso, para manter saúde, no mínimo, tem que gostar de um bom par de tênis, e gostar tanto a ponto de gastar o próprio, furar com a ponta do dedão, gastar a sola, perder a sola de tanto que gosta de usar.

Para quem pretende eliminar peso é imprescindível adquirir um bom par de tênis e usar, é claro. E pensar que é um dos maiores investimentos para se fazer na vida, pois investir na saúde é investir no valor mais precioso que temos, é pensar que podemos chegar na melhor idade e não ter que usar o dinheiro para somente comprar medicamentos, é aproveitar a convivência com amigos, filhos e as pessoas que mais amamos, é ter liberdade de ir e vir sem depender de outras pessoas.

Quem não possui o hábito de se movimentar e se encontra com o peso acima do que considera ideal para si, pode achar que é doloroso demais iniciar esta prática e realmente pode ser. Mas pensar em ser saudável sem praticar nenhuma atividade física não é a melhor forma, pois o peso pode até ser mantido ou eliminado somente com cuidados alimentares, mas para o corpo ser saudável pede para suar, pede para oxigenar o sangue, pede mais pulsações por minuto, pede, por favor, um bom par de tênis.

Observação: É importante consultar profissionais da área antes de iniciar uma prática de atividade física.

Eliana Giacobbo – Nutricionista Coach de Emagrecimento