Saúde RS RSS Bom Retiro do Sul

Saúde faz nova ação de combate ao mosquito aedes aegypti

A ação contou com a participação de agentes de saúde dos municípios de Fazenda Vilanova e Paverama (Foto: Fernando Dias)

A presente situação de município em relação ao mosquito aedes aegypti, na condição de infestado, tem levado a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul, e toda a administração municipal, a realizarem constantes ações para reverter esta situação.

Após a criação do comitê de enfrentamento ao mosquito, agentes de saúde foram capacitados para atuarem no combate ao mosquito e as larvas. Recentemente, os agentes tiveram uma capacitação teórica na 16ª Coordenadoria de Saúde em Lajeado. Na última quinta-feira (04), uma ação prática concluiu este processo, com visitas às residências e também no cemitério municipal. A ação contou com a participação de agentes de saúde dos municípios de Fazenda Vilanova e Paverama.

O trabalho dos agentes de saúde do município foi supervisionado pelos agentes da CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), Carlos Ferreira e Alcione Santos. Pela 16ª Coordenadoria, os trabalhos foram acompanhados pelo agente João Francisco, além do Secretário Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul, Paulo Marmitt.

Segundo os agentes, estas ações têm por objetivo identificar e eliminar locais e recipientes que possam estar com água acumulada, evitando que as larvas do mosquito se proliferem e desenvolvam-se, o que pode acarretar em casos de dengue no município.

Na maioria das residências visitadas, muitos pontos com água parada com larvas de mosquito foram identificadas e centenas de amostras foram recolhidas para exames, para identificar se as larvas são do aedes aegypti.

O trabalho dos agentes no cemitério também identificou vários recipientes com água acumulada e muitas larvas de mosquito em desenvolvimento. Os agentes pedem que a população ajude neste combate, verificando com frequência locais que possam acumular água e ocasionar a proliferação de larvas do mosquito.

Nos próximos dias, novas ações de combate ao mosquito serão realizadas em todo o município. A Secretaria da Saúde pede que a população contribua com o trabalho dos agentes, fiscalizando e permitindo a entrada nos pátios das casas para a realização do trabalho preventivo.

Além deste trabalho, outras ações são realizadas em todas as esferas da administração pública. Um dos trabalhos é feito com os estudantes das escolas no município. Atividades de orientação e as doenças que o mosquito pode transmitir são trabalhadas com os alunos rotineiramente.

Recolhimento de pneus

Um dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Saúde é o recolhimento de pneus. Por ser um objeto com alta probabilidade de ter água cumulada por grandes períodos, a secretaria dispõe de um local para armazenagem dos pneus, secos e limpos. Com um ‘eco ponto’ disponível, a população que tiver pneus para serem recolhidos, ou que identifiquem alguém terreno com pneus, pode pedir a coleta dos mesmos ligando na secretaria da saúde e informando o endereço para recolhimento.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul