Saúde Destaques Cruzeiro do Sul

Saúde Mental realiza rodas de conversa alusivas ao Setembro Amarelo

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria da Saúde, equipe de Saúde Mental, realiza na próxima semana eventos alusivos à campanha Setembro Amarelo.

Na terça-feira, dia 24, será realizada uma roda de conversa com o tema: “Depressão/Suicídio, vamos falar sobre isso?”. A atividade ocorrerá às 13h30 no salão da comunidade católica do Centro e terá a participação de profissionais do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Porto Alegre. Esse evento é aberto para o público em geral. A equipe de Saúde Mental convida todos os interessados da comunidade a participar.

Já a outra atividade, voltada à profissionais da Saúde do Município, secretários, vereadores e pessoas convidadas, será na sexta-feira, dia 27, às 15h, tendo por local a sede do Poder Legislativo. Na oportunidade a psiquiatra Emile Krueger falará sobre o tema Suicídio: “O que leva a pessoa a desejar não viver? Quais causas? Sintomas? Onde entra a importância da família?”, onde os participantes também poderão tirar suas dúvidas.

 

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

 

Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Sul