RS RSS Rural - Agricultura

SDR conclui obras de 450 microaçudes do Programa Segunda Água

Técnicos da Emater e da SDR vistoriaram obra na propriedade da agricultora Neli Barcelos da Rosa, em Pinheirinho do Vale (Foto: Divulgação SDR)
Técnicos da Emater e da SDR vistoriaram obra na propriedade da agricultora Neli Barcelos da Rosa, em Pinheirinho do Vale (Foto: Divulgação SDR)

Após a conclusão de 450 microaçudes por meio do Programa Segunda Água nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Centro Sul, Celeiro e Noroeste Colonial, obras avançam nos Coredes Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea e Vale do Rio Pardo.

Quatro empresas contratadas pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) trabalham na construção de microaçudes de irrigação e piscicultura nas propriedades de agricultores familiares beneficiados pelo programa. Já estão concluídos 450 microaçudes de um total de mil contratados para execução nesta etapa do convênio.

Nas últimas semanas, os engenheiros agrônomos da SDR Jonas Wesz e Lidiane de Oliveira, responsáveis pelo acompanhamento da execução do convênio, estiveram nos municípios de São Pedro das Missões, Jaboticaba, Pinheirinho do Vale, Palmitinho, Seberi, Candelária e Vale do Sol vistoriando. Acompanhados por técnicos da Emater, eles visitaram beneficiários do programa como a família de Sidinei Delmar Rehbein, em Candelária, e de Neli Barcelos da Rosa, em Pinheirinho do Vale. Ambos os agricultores familiares receberam a construção de um microaçude no mês de julho e se preparam para iniciar a atividade de piscicultura.

As famílias visitadas estão incluídas entre as 2,7 mil beneficiadas pelo programa que visa à implantação de tecnologias sociais voltadas ao acesso à água para a produção de alimentos e segurança alimentar e hídrica das famílias em situação de vulnerabilidade social no meio rural, por meio de construção de cisternas, microaçudes e instalação de sistemas simplificados de irrigação. O programa é resultado de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da SDR.

O Programa Segunda Água conta com o investimento de R$ 26,2 milhões, que serão empregados na construção de 1.080 microaçudes com sistema de irrigação, 540 microaçudes para piscicultura e 1.080 cisternas com sistema de irrigação, capacitações e assistência técnica para as famílias beneficiadas, e recursos disponíveis para empregar na atividade produtiva e na organização de seminários.

Texto: Ascom Estado