RS Educação Encantado RSS

SEC avalia trabalho pedagógico em cada escola da rede municipal

uma prova de Português e de Matemática foram aplicadas aos estudantes do 1º ao 9º ano (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado está avaliando o trabalho pedagógico das escolas da rede municipal de ensino, através de uma prova de Português e de Matemática, aplicadas aos estudantes do 1º ao 9º ano. O objetivo, de acordo com a secretária de Educação e Cultura, Neide Maria Graciola, é avaliar criteriosamente o trabalho pedagógico. “Isto é, avaliamos o conteúdo construído com o aluno e suas metodologias e vivências, a fim de identificar a aprendizagem com significância e o quanto despertam a curiosidade e o interesse de aprender, que é um ingrediente significativo para o aluno se manter na escola com sucesso.”

A avaliação externa já ocorre periodicamente por meio da Prova ANA e da Prova Brasil, quando são feitas as médias com todas as escolas, de todas as redes, em cada município – o Ideb. “A média de Encantado, referente a 2017 e divulgada em 2018, é de 6,6 pontos, enquanto a média nacional ficou em 5 pontos. Para o próximo ano, a média prevista pelo Plano Municipal de Educação de Encantado é de 6,1 pontos, mas já estamos acima do previsto”, explica a secretária.

Com esta avaliação em cada escola, a Secretaria de Educação e Cultura terá uma radiografia das escolas da rede, bem como de cada ano e de cada turma de alunos. “Iniciaremos o ano letivo de 2019 com mais segurança, determinação e inovações nos seus planos de trabalho de ensino e aprendizagem. Acreditamos que esta é mais uma nova ferramenta para alavancar ainda mais uma educação de qualidade”, diz a secretária.

Texto: Ascom Encantado