Saúde RS RSS Forquetinha

Secretaria anuncia contratação de agentes de saúde

Heidi, Maiara e Kohlrausch discutem formas de qualificar o atendimento com o trabalho dos agentes (Foto: Divulgação)
Heidi, Maiara e Kohlrausch discutem formas de qualificar o atendimento com o trabalho dos agentes (Foto: Divulgação)

Após ser extinto em 2010 pela administração anterior, a atual gestão pretende retomar o Programa de Agentes Comunitárias de Saúde. Conforme a secretária de Saúde, Habitação e Assistência Social, Heidi Grunewald, o objetivo é realizar um trabalho preventivo direto nas comunidades. “Tendo um convívio mais próximo das pessoas será possível prevenir e detectar de forma precoce muitas doenças. Isso vai refletir em mais qualidade de vida”, comenta.
Segundo o prefeito Paulo José Grunewald, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) contribui de forma significativa para a melhoria da saúde da população. “O vínculo com as famílias facilita as ações preventivas, oportuniza o acesso aos projetos desenvolvidos na área e garante o bem-estar da comunidade”, ressalta.
As inscrições para o preenchimento de seis vagas seguem abertas até o dia 28 de dezembro. A contratação será feita por meio de concurso público, marcado para o dia 9 de janeiro, a partir das 18h, na Escola de Ensino Fundamental João Batista de Mello.

Seis áreas de atuação
De acordo com os auxiliares administrativos Anderson Kohlrausch e Maiara Born, o município foi dividido em seis micro áreas de atuação – Vila Storck e Vila Haas, Vila Haas e Vila Bauereck, Centro, São Vitor, Picada Hünemeier e Jararaca, Arroio Abelha I e Arroio Alegre, Picada Kraemer, Araguari e Arroio Abelha II. “O atendimento será estendido para 892 famílias. Teremos um diagnóstico completo de cada pessoa”, explica Maiara.
Kohlrausch destaca que por mês são realizadas mais de 635 consultas no posto de saúde. Para ele, implementar o projeto, como foco em ações preventivas e de orientação, direto nas casas, será possível reduzir os atendimentos na unidade básica.

Fique atento
Os interessados devem se inscrever até quinta-feira, entre 9h e 11h30min e das 13h30min às 15h, na Unidade Básica de Saúde, situada na rua Phillipp Nied 1316, centro. A carga horária será de 40h semanais. O salário mensal será de R$ 1.014,00.
O edital encontra-se à disposição no site www.forquetinha.rs.gov.br. Os candidatos deverão comprovar no ato da inscrição, ter ensino médio concluído e residir na área da comunidade onde pretende atuar. Maiores informações podem ser obtidas na prefeitura municipal pelo telefone (051) 36132414 – ramal 203.

Texto: Ascom Forquetinha