Educação RSS Taquari

Secretaria da Educação incentiva a leitura através do projeto “Elefante Letrado”

Apresentações musicais integraram a programação (Créditos Murilo Dannenberg)
Apresentações musicais integraram a programação (Créditos Murilo Dannenberg)

Na manhã de quarta-feira (08), no salão do Renascença Taquari Tênis Clube (Retatec), a Secretaria Municipal de Educação, realizou um evento de divulgação do “Elefante Letrado”, projeto que busca incentivar a leitura nas crianças das séries iniciais em escolas de todo o mundo. Estiveram presentes na ocasião diretoras das escolas de Taquari – tanto da rede municipal quanto da estadual -, visitantes de cidades vizinhas, alunos e representantes da iniciativa, inclusive a idealizadora e mentora do projeto, Sheila Vontobel.

Presente no município desde o ano passado, o “Elefante Letrado” foi primeiramente implementado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Emílio Schenk. As turmas escolhidas para participar do projeto vão do primeiro ao quinto ano. Em 2016, a proposta chegou à Emef Osvaldo Ferreira Brandão, seguindo os mesmos moldes aplicados na Emílio Schenk.

A secretária de Educação, Ana Paula Nunes Arnt, se expressou a favor da eficiência do “Elefante Letrado” e salientou sua importância. “Considero essencial, pois qualquer projeto de leitura já se autojustifica, já que a criança que entra em contato com a literatura desde cedo sabe mais, sabe argumentar e se posicionar, assim como desenvolver a capacidade crítica e criativa”, disse. Outra característica importante apontada por Ana Paula é a plataforma digital usada pelos alunos. Segundo ela, a união entre leitura e tecnologia “é fundamental para incentivar as gerações nativas digitais que já nasceram em um mundo onde circular pela internet é cotidiano”.

A programação da reunião incluiu apresentações musicais, teatro e leitura de poemas. Todas as atividades foram realizadas por alunos das escolas já participantes do projeto. Também houve uma conversa com professoras que aplicam a ferramenta em sala de aula. Após as atrações, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, pronunciou-se a respeito do valor do projeto para o município. “É mais do que necessário esse entrosamento entre a modernidade e a educação. Então, resolvemos implementar esse projeto piloto em parceria com a equipe do ‘Elefante Letrado’, e já obtivemos alguns resultados impressionantes”, destacou.

Outro ponto abordado pelo mandatário foi o êxito do programa no município. “Está mais do que comprovado o sucesso absoluto desse projeto, que nos indica um caminho para fazer esse entrosamento da educação com a modernidade da informação”, afirmou.

O prefeito também agradeceu à Sheila Vontobel por ela ter escolhido Taquari para a doação do projeto. “Mesmo com o município estando em situação financeira limitada, a mentora acreditou que éramos merecedores desse investimento”, finalizou.

Em seu pronunciamento, Sheila elogiou o interesse da administração. “Fizemos essa doação porque houve muita vontade do município em ter o ‘Elefante Letrado’. A equipe da área de pedagogia também buscou se aprofundar e saber tudo sobre o projeto”, explicou. Sheila ainda se mostrou contente com os resultados que Taquari vem conseguindo através da iniciativa. “Eles fizeram a coisa acontecer. A gente consegue monitorar o uso do programa, e vemos que aqui que o desempenho tem sido bom”, observou. De fato, os números do ano passado foram expressivos: cerca de cinco mil livros foram lidos por 227 estudantes, uma média superior a 20 livros por aluno.

Com os benefícios do projeto sendo mostrados e discutidos, os representantes educacionais manifestaram o desejo de fazer uso da biblioteca digital, umas das principais ferramentas da iniciativa que estimula o hábito da leitura nos pequenos estudantes. “Agora, depende das escolas. Outras que ainda não foram contempladas estão pedindo para participar porque viram que o resultado é bom. Vamos continuar em contato no sentido de levar o ‘Elefante Letrado’ aos demais educandários taquarienses”, frisou a secretária de Educação.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Taquari