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Secretaria da Fazenda adere ao WhatsApp para receber denúncias

A coordenadora do Centro de Atendimento, Jéssica Motta, garante que todas as denúncias serão checadas (Foto: Jaqueline Backes)

Desde o dia 20 de junho o cidadão estrelense tem um novo canal de comunicação com a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Por meio do aplicativo WhatsApp, com o número (51) 9 8032-7267, a população poderá enviar denúncias ao órgão. Para quem não utiliza essa ferramenta, os contatos ainda podem ser feitos pelos telefone (51) 3981-1035.

Além de intensificar as ações sobre o comércio ambulante de produtos sem procedência, sem nota fiscal e sem permissão de comercialização, que prejudica os que trabalham dentro da lei, as denúncias também devem ajudar nas ações contra obras irregulares, limpeza de terrenos baldios, ocupação de locais públicos como calçadas e canteiros centrais, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento da Sefaz, Jéssica Machado Motta, por meio de mensagens, fotos ou vídeos enviados pelos usuários do aplicativo, será possível tornar mais eficiente o trabalho do poder público, além de garantir mais agilidade na resolução de problemas. Segundo ela, a secretaria conta com três servidores para realizar todo serviço interno e externo de fiscalização. “Nossa demanda de trabalho interno é grande e envolve valores altos como, por exemplo, retorno de ICMS e ISS. Assim, fica difícil estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Esperamos que, através do apoio da população e com esta nova ferramenta, a fiscalização externa se torne mais assertiva. Desta forma, os fiscais saem para atuar com mais precisão”, explica.

Conforme Jéssica, é importante ressaltar que, para o funcionamento deste novo canal de comunicação, é necessário que as informações sejam repassadas com precisão e clareza. “A secretaria garante sigilo total nas denúncias. O número disponibilizado não recebe ligações, apenas mensagens que tenham relação com a fiscalização”, enfatiza.

Texto: Ascom Estrela