Saúde Arroio do Meio

Secretaria da Saúde alerta sobre a importância de manter a vacinação em dia

Administração Municipal quer conscientizar a população da importância das campanhas de vacinação.

A vacinação não está ligada somente a proteção individual, mas evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas vitimizadas.

Sobre a campanha de vacinação do covid-19 muitas pessoas estão com dúvidas, como: Quem pode se vacinar? Já posso ir ao postinho?

A campanha nacional de vacinação contra Covid-19 será feita de forma gradual, conforme a disponibilidade da vacina. Considerando a disponibilidade limitada de doses da vacina faz-se necessária a definição de grupos prioritários para a vacinação.

O início da vacinação se deu pelos trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e indígenas, em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

Essa definição dos grupos prioritários tem embasamento científico com o objetivo de proteger a integridade do sistema de saúde e a infraestrutura de serviços essenciais.

As vacinas que estão sendo distribuídas passaram pela aprovação da Anvisa que é a agência reguladora, tendo sido aprovadas em todos os parâmetros de segurança e eficácia. Portanto, são seguras e a população quando convocada deve comparecer ao local de vacinação munido de seu cartão do SUS, CPF e carteirinha de vacinas.

A Técnica de enfermagem Rodiane Barboza que é a responsável pela vacinação no município afirma que “Conforme novas doses da vacina chegarem, informaremos através dos meios de comunicação da prefeitura. Porém, a equipe de saúde responsável pela aplicação das vacinas reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia, indiferente da pandemia. Os munícipes podem procurar os postos de saúde do município de segunda a sexta-feira para revisar suas cadernetas de vacinação’’, ressaltou Rodiane.

 

Em caso de dúvidas, entre em contatos com os Postos de Saúde:

ESF Navegantes – (51) 3716 1921 / ESF Aimoré – 3716 1688 / ESF Bela Vista – 3716 3909 / ESF São Caetano – 3716 2159 / ESF Rui Barbosa – 3716 1133 / Posto de Saúde Central – 3716 1275

 

Assessoria de Imprensa de Arroio do Meio