Saúde Destaques Muçum

Secretaria da Saúde investe no atendimento feito por agentes comunitárias

A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente, investiu recentemente na compra de 15 aparelhos medidores de pressão, para serem usados pelas 11 agentes comunitárias de saúde (ACS) do município. A iniciativa que visa otimizar o acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial, ocorre em decorrência da adesão do município ao programa Saúde com Agente, do Governo Federal.

O programa prevê a formação técnica das agentes e, por isso, como próximo passo, elas participarão de um curso, oferecido pelo Ministério da Saúde (MS). Por meio dele, além de capacitar as agentes, o MS pretende melhorar a saúde da população, fortalecendo a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde.

A secretária da Saúde e Meio Ambiente, Jayana Zanuzo, explica que, com a pandemia, muitas pessoas com doenças pré-existentes deixaram de procurar a Unidade de Saúde, sendo necessário assisti-las à domicílio. “Em muitas vezes, as agentes oferecem o primeiro atendimento aos nossos usuários de saúde. São elas que passam orientações e fazem um acompanhamento fidedigno. Por isso, torna-se importante que tenham os recursos necessários para auxiliar neste contexto de atenção à saúde de nossos munícipes”, destaca.

Créditos: Luís Gustavo Bettinelli