Saúde Bom Retiro do Sul

Secretaria de Saúde amplia dias de vacinação contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul colocou em execução mudanças no setor de vacinação para atender algumas demandas referentes a quatro conhecidas doenças: Sarampo, Caxumba, Rubéola e Febre Amarela. Exigências foram atendidas, prazos e horários restabelecidos para aumentar a porcentagem dos vacinados, apesar de não se tratar de campanhas locais especiais.

Tendo em vista o significativo aumento dos casos de sarampo em alguns estados do Brasil, o Ministério da Saúde passou a incentivar mais cedo a Vacina da Tríplice Viral, que além do sarampo previne a caxumba e rubéola. Antes permitida para crianças de 1 ano, agora pode ser aplicada em bebês de 6 meses até 11 meses de idade.

Atendendo a uma norma federal, a Secretaria Municipal de Saúde já realiza a vacinação ampla. Esta já ocorre nas sextas-feiras, das 7h45 às 11h45, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central o atendimento agora foi ampliado, sendo realizado também nas segundas-feiras, no mesmo horário.

Outra medida tomada foi à ampliação dos dias de vacinação contra a Febre Amarela, que precisa ser feita ao menos uma vez na vida. Realizada ate então nas sextas-feiras à tarde, a dose agora também será aplicada nas quartas-feiras à tarde, igualmente na UBS Central.

Doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados, pede-se então uma atenção especial aos moradores das áreas rurais, onde o risco para a doença sempre é maior.

A Secretaria da Saúde lembra que é necessário apresentar a carteirinha de vacinas e o cartão SUS. Dúvidas podem ser sanadas com Tania Linck, na Sala de Vacina da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro.

 

Dias de vacinação contra o Sarampo, Caxumba, Rubéola e Febre Amarela:

– Segundas e Sextas-feiras: das 7h45 às 11h45.

 

Dias de Vacinação contra a Febre Amarela:

– Quartas e Sextas-feiras à tarde: das 13h às 15h45.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Foto: Fernando Dias