Venâncio Aires Saúde RS RSS

Secretaria de Saúde apresenta novo sistema de cirurgias eletivas

Município prestou contas ainda das cirurgias feitas com recursos parlamentares (Foto: Adriene Antunes)

Buscando mais transparência e organização, a Secretaria de Saúde lançou na segunda-feira (18), um novo fluxo de concessão de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em um ato na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, o Secretário Ramon Schwengber fez ainda uma prestação de contas das cirurgias eletivas realizadas até o momento e explicou o novo sistema que busca uma maior agilidade e organização da fila de espera pelos procedimentos.

Com o novo fluxo, o registro dos pacientes passa a ser 100% informatizado, com emissão de protocolo ao usuário para garantia da posição real em fila de espera. Além disso, Schwengber anunciou novidades com a realização de todos os exames pré-operatórios antes da liberação da cirurgia e concessão aos usuários de consulta pré-operatória e consulta pós-operatória pelo SUS.

A transparência da fila de espera por especialidade médica será divulgada pela internet por meio de anúncio semanal no portal do Município e mensal das quantidades de cirurgias disponíveis por especialidade. “Estamos em 2018, em pleno século 21 e até o momento isso não acontecia, estava caindo de maduro e agora vai acontecer. O fluxo será informatizado e os pacientes sairão da Secretaria com o protocolo, garantindo assim a sua posição na fila de espera pela cirurgia”, explicou ao destacar que a Secretaria de Saúde passa agora a garantir os exames pré-operatório antes da liberação e ainda a consulta pré e pós operatória que antes não era realizada através do SUS.

Este novo sistema garante a agilidade no processo, segurança da posição na fila de espera com o protocolo eletrônico que permite a consulta pela internet a qualquer tempo da sua posição na fila de espera. Para isso, a Secretaria inicia um processo de recadastro dos usuários do SUS que possuem laudos de procedimentos cirúrgicos eletivos encaminhados na Secretaria de Saúde, visando agilizar a concessão das cirurgias eletivas. Conforme o Secretário, as pessoas que estão à espera do procedimento devem procurar a Secretaria entre os dias 20 deste mês até o dia 19 de julho das 7h30min até às 16h munidos com Cartão SUS, comprovante de endereço e documento de identificação (CPF, Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação). Este período de recadastro é somente para laudo médico encaminhado e que estão aguardando cirurgia eletiva.

Conforme o Gestor, os usuários que não comparecerem para o recadastro no prazo previsto serão incluídos na categoria de “Não localizados”, de onde podem retornar assim que atualizarem sua situação cadastral junto à Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires. “Estes usuários poderão continuar com seus laudos de Internação Hospitalar antigos, porém sua posição na fila de espera será conforme a data do protocolo do usuário”, explicou o Secretário ao lembrar que todo este novo processo foi apresentado e avaliado pela Promotoria Pública.

Além do novo fluxo, o Secretário prestou contas dos procedimentos eletivos realizados desde setembro de 2017 com recursos oriundos de emendas parlamentares do Deputado Federal Sérgio Moraes (PTB). Na manhã desta segunda, o filho do Parlamentar, o Deputado Estadual Marcelo Moraes representou Sérgio e parabenizou a Gestão de Venâncio Aires pelo trabalho realizado com o recurso federal e pela prestação de contas à população. “Poder chegar aqui e enxergar que o nosso trabalho está sendo bem desenvolvido e que as pessoas lá na ponta estão recebendo um pouquinho do nosso suor é uma satisfação muito grande”, disse Moraes que lembrou que o PTB está ao lado do desenvolvimento do Município e não de um ou de outro Governo e que está sempre disposto a ajudar e buscar que ainda mais parlamentares reconheçam a importância de auxiliar no que realmente é preciso. “O Político tem uma grande necessidade de construir algo novo, de puxar uma fita e aparecer na foto. E estes dois aqui me disseram que eles não precisam fazer um novo posto e continuar sem ter o recurso para fazer o que era preciso, ou seja, atender estas pessoas que aguardavam anos na fila de espera da cirurgia. E foi isso que fizemos, mandamos recursos para garantir saúde para a comunidade Venâncio-airense”.

O Vice-Prefeito agradeceu o empenho dos parlamentares e a ajuda do Deputado Marcelo que sempre auxiliou no processo de busca destes recursos e foi sensível as dificuldades do Município. “Somos gratos pelo entendimento rermitir que muitas pessoas fossem beneficiadas”, disse. Ao todo, 544 cirurgias foram realizadas de setembro do ano passado até maio deste ano, totalizando R$ 1.420.085,86.

O empenho e o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde foram destacados pelo Prefeito Giovane Wickert. “A Saúde fez seu papel e está de parabéns, primeiro pelo fim das filas, projeto que tirou a nossa comunidade das madrugadas em frentes aos postos esperando para marcar consulta ou exames e fez disso um projeto premiado entre os dez melhores do Rio Grande do Sul no Prêmio Gestor Público e hoje nos apresenta um novo método, um fluxo que permitirá transparência e segurança nas cirurgias eletivas. Todo trabalho feito pela nossa casa, pelos nossos servidores, pelos nossos funcionários que são o bem mais importante que temos dentro da Prefeitura”. Wickert aproveitou o momento para agradecer o empenho dos Parlamentares e reforçou a necessidade da união de todos os entes políticos para conquistar melhorias para a comunidade.

O encontro reuniu pacientes que realizaram cirurgias neste período, como o senhor Dilson Treib e a senhora Cleici Becker que usaram a palavra no ato para agradecer e contar sobre a realidade deles de espera pelos procedimentos. Além destes, pacientes que aguardam por cirurgias também retiraram as guias para a liberação do processo cirúrgico nas próximas semanas.

Texto; Ascom Venâncio Aires