Saúde RSS Destaques Westfália

Secretaria de Saúde mobiliza munícipes para doação de sangue

LOGOS FOTOS SITE-05Doar sangue pode salvar vidas. E, com este intuito, a Secretaria de Saúde de Westfália promove, a partir deste mês, uma ação diferenciada. Através de uma sugestão do munícipe Carlos Henrique Pott, integrante do West Motorrad Gruppe, a cada três meses serão formados grupos para a doação de sangue no Hemovale, em Lajeado.

A primeira ação será no dia 11 de fevereiro (sábado), quando integrantes do West Motorrad Gruppe farão a doação. Nos outros meses, também deve haver envolvimento dos consulados gremista e colorado, fazendo-se um rodízio de doações. Entretanto, o secretário de Saúde, Joacir Antonio Docena, salienta que outros munícipes podem se inscrever e participar da ação social.

O transporte até Lajeado será disponibilizado pela Secretaria de Saúde, conforme a demanda. No dia 11, a saída será às 7h30min, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS). “Por grupo, podem ser em torno de 12 pessoas. Mas, se houverem mais, colocamos mais um transporte e informamos o Hemovale”, pondera Joacir.

Dessa forma, o secretário reforça a importância de que os munícipes façam as suas inscrições junto à UBS. “A mobilização é para todos os munícipes. E esta é uma ação que queremos manter fixa, pelo menos uma vez a cada três meses”, considera. Joacir Docena ainda agradece ao West Motorrad Gruppe pela sugestão da ação. “É muito importante recebermos sugestões. Sempre faremos o possível para atender a todas”, enaltece o secretário de Saúde.

Para inscrições, basta fazer contato com a UBS, através do telefone (51) 3762-4312, e deixar seu nome. Posteriormente, o Posto de Saúde dará retorno da data e horário de saída.

Condições necessárias para doar?
* Estar em boas condições de saúde;
* Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
* Pesar no mínimo 50kg;
* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
* Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
* Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Intervalos para doação: homens – 60 dias – e mulheres – 90 dias.

Quem não pode doar?
* Pessoas com idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos;
* Tiver peso inferior a 50kg;
* Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação;
* Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;
* Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação;
* Estiver com febre no dia da doação;
* Estiver grávida;
* Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.
Outras restrições para a doação de sangue podem ser conferidas diretamente no site do Hemovale.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Westfália