Solidariedade Lajeado

Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado entrega alimentos para lar de idosos

Na segunda-feira, 1º/07, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) doou cerca de 40 quilos de alimentos não perecíveis, arrecadados pelo Projeto Sacola de Pano, para o Lar de Idosos Tabita, localizado no bairro Conventos.

Conforme a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, Isa Carla Osterkamp, parte dos alimentos entregues ao Lar de Idosos foram arrecadados durante o aniversário da Feira Regional de Agricultores Agroecologistas, na Praça do Papai Noel, onde os interessados puderam retirar sacolas com arte impressa ou customizá-las. Outra parte foi arrecada por meio de uma parceria com uma empresa privada, ação realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06.

“Toda a ajuda é bem-vinda. São 26 idosos que atendemos e  que precisam de donativos, assim como carinho e atenção. Somos gratos à Secretaria por terem lembrado do Lar Tabita”, disse a proprietária Julci Miranda dos Santos.

O projeto “Sacola de pano: a nova moda é reutilizar preservando” busca incentivar o consumidor a substituir gradativamente as sacolas plásticas por sacolas de pano, que são mais resistentes, duráveis e não agridem a natureza. Os alimentos arrecadados pelo projeto são destinados a entidades carentes do município.

Projeto nas escolas

Recentemente, o Centro de Educação Ambiental realizou um workshop de customização de sacola de pano  para os alunos do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Bandeira, localizada no bairro Florestal. Na ocasião, os alunos produziram suas sacolas e doaram, no total, 16 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a outra entidade nos próximos dias.

“A experiência foi muito interessante, legal e divertida. Trabalhamos a questão da sustentabilidade, conversamos como podemos usar as sacolas para diminuir o uso do plástico e, ainda, tivemos a oportunidade de decorar a sacola usando tintas e desenhos variados”, contou a professora da EEEF Manoel Bandeira, Michele Raquel Gregory, 31 anos. Conforme Michele, a atividade contribuiu para a mudança de hábito dos alunos e famílias. “É uma forma de instruir a comunidade sobre a sustentabilidade. As demais turmas ficaram curiosas sobre o que estávamos fazendo e pediram para fazer também”, explica.

Os interessados em adquirir sacola de pano podem entregar um quilo de alimento na sede da Sema. Além disso, podem ser agendados workshops de customização  para grupos fechados.

Secretaria do Meio Ambiente

Endereço: rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, nº 15, bairro Americano

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira das 8h às 14h.

Telefone: (51) 3982-1101

Assessoria de Imprensa de Lajeado