Saúde RS RSS Paverama

Secretaria Municipal da Saúde organiza ações do Outubro Rosa

Palestra sobre prevenção contra o Câncer de Mama e a 2ª Caminhada pela vida foram promovidas na tarde de segunda (Foto: Divulgação)

Troca de experiências, incentivo a prevenção contra o Câncer de Mama, com esse intuito a Secretaria Municipal de Saúde, através do ESF-2, promoveu, na tarde de segunda-feira, uma palestra entre comunidade paveramense e voluntárias do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre.

A proposta do evento, que faz parte das ações do Outubro Rosa do município, foi de trazer informação, proporcionar uma troca de experiências com as quatro voluntárias. As senhoras Clair Rabelo Viana, Flávia Teresinha Nunes, Edy de Araújo e Leda Macedo contaram suas historias de vida, como foi à luta e a transição de deixar de ser paciente para hoje estar auxiliando as pessoas como voluntárias.

A servidora pública Isabel Lautert, 50 anos, pediu a palavra para falar sobre o momento em que passa na sua vida. Ela luta contra um Câncer de Mama, conhece as voluntárias, e mesmo diante dos problemas vive o seu dia a dia com muito entusiasmo.

Cerca de 150 pessoas acompanharam a palestra. Após, pelas ruas do município foi realizada a 2ª Caminhada pela Vida, que chamou a atenção da comunidade para as pessoas buscarem a prevenção do câncer de mama, tanto o público masculino quanto o feminino.

Ambas as ações foram organizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Paverama.

Texto: Ascom Paverama