Saúde RSS Nova Bréscia

Secretaria Municipal de Saúde reúne o grupo de gestantes

(Foto: Divulgação)
Gestantes e lactantes aprenderam sobre amamentação (Foto: Divulgação)

Realizados sob a coordenação da Nutricionista Pâmela Delazeri, os encontros com as gestantes fazem parte de um importante conjunto de medidas de proteção idealizadas pela Secretaria de Saúde. As reuniões acontecem mensalmente na sede da Unidade Básica de Saúde, contando com a participação das gestantes e lactantes do Município, que recebem orientações por parte dos profissionais de saúde, evidenciando a importância do cuidado nos períodos de gestação e amamentação.

Através da Enfermeira Maria Giovanaz, o encontro do mês de agosto, realizado no dia 14 teve a amamentação como tema, uma referência à Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto. Na oportunidade foram abordados os seguintes assuntos: as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao aleitamento materno, as vantagens da amamentação para as mamães e os bebês, o prazo de armazenamento do leite já ordenhado, além dos cuidados básicos durante o período que antecede a introdução dos primeiros alimentos, já nos seis meses de vida da criança.

As gestantes e lactantes presentes puderam aprender diferentes técnicas de amamentação, inclusive a postura correta da mãe e do bebê neste momento tão especial.

Também foram destaque algumas restrições no uso de determinados produtos de higiene como sabonetes, gel e outros produtos diretamente nas mamas no período de amamentação. O tradicional espaço para o esclarecimento de dúvidas trouxe os mitos e verdades que cercam o processo de alimentação do bebê nos primeiros meses de vida.

“É importante ressaltar que a amamentação, além de estabelecer um vínculo único entre mãe e bebê, é a garantia de que a criança crescerá de maneira saudável, protegida contra doenças desde o primeiro gole de leite, onde acontece a absorção de nutrientes que antecipa a primeira imunização, fazendo com que a criança cresça e se desenvolva de forma saudável”, comenta a enfermeira.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Nova Bréscia