Últimas notícias Vale do Taquari Destaques

Secretário da Agricultura de Estrela é o novo presidente da Asamvat

Douglas Sulzbach foi escolhido em encontro de secretários da região, realizado nesta terça-feira

Secretários da Agricultura da região reuniram-se, na tarde desta terça-feira (31.08), na Amvat, em Estrela, para discutir assuntos de interesse dos municípios do Vale. O encontro foi coordenado por Marco Rohr, de Colinas, presidente da Associação dos Secretários da Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari (Asamvat) e representante da região no Conselho dos Secretários Municipais da Agricultura da Famurs.

No encontro foi escolhida a nova diretoria da Asamvat, gestão 2021/2022, sendo indicado Douglas Sulzbach, de Estrela, para o cargo de presidente. O vice-presidente é Bruno Dall’Agnol, de Doutor Ricardo, e a secretária é Lídia Dhein, de Teutônia. Douglas Sulzbach e Bruno Dall’Agnol vão representar a entidade no Conselho dos Secretários da Agricultura da Famurs, como titular e suplente, respectivamente.

No encontro os secretários trataram sobre diversos assuntos de interesse dos municípios, como a cedência de veículos e máquinas do Estado às prefeituras;  a proposta do Governo do Estado que  introduz a educação como critério para a repartição do ICMS e as alterações previstas, o que pode impactar negativamente para os municípios;  imposto de renda para os agricultores, preço do leite; unificação de informações entre os órgãos que atuam no meio rural e a escassez de água e medidas para evitar o desabastecimento, como a construção de cisternas nas propriedades, proteção de fontes e outras.

O ex-presidente da Asamvat, Marco Rohr, enfatizou, durante a reunião, a importância da Associação e do envolvimento de todos os secretários para a troca de experiências, discussão de questões relacionadas ao setor primário e o encaminhamento das demandas comuns a todos os municípios. “Sempre ocorre algo que pode ser inserido no contexto geral, beneficiando a todos”, destacou Marco, que transmitiu o cargo ao secretário de Estrela, Douglas Sulzbach.