Negócios Estrela

Secretário da Fazenda visita empresa referência no município

Dullius, Lagemann e Engster: muitos investimentos para a autossustentabilidade e preservação do meio ambiente

Henrique Lagemann conheceu novos processos tecnológicos empregados pela Rola Moça, case de sucesso e exemplo de autossustentabilidade

O Secretário da Fazenda de Estrela, Henrique Lagemann, iniciou esta semana mais uma série de visitas às empresas e indústrias do município, oportunidade em que busca ouvir as demandas e conhecer os investimentos realizados pelas mesmas. Nesta terça-feira (28) esteve na empresa Rola Moça Ind. e Com. de Confecções Ltda, case de sucesso e um dos modelos referência para o Executivo quando o assunto é autossustentabilidade e preservação do meio ambiente. Especializada em moda fitness, a empresa localizada no km 352 da BR-386 inaugurou recentemente mais um moderno processo na área dos ecossistemas e segue com investimentos diversos neste sentido.

Lagemann, acompanhado do diretor da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), Guilherme Engster, foi recebido pelo diretor-presidente da empresa, Alexandre Dullius. Na visita às instalações, Lagemann e Engster conheceram o sistema da usina fotovoltaica instalada na empresa em 2019, e que hoje já atende mais de 65% da demanda de energia. Dullius destacou que este processo também evita a emissão de até 37 toneladas de dióxido de carbono anualmente, em outra colaboração para com o meio ambiente. No mês passado, a empresa também inaugurou o sistema Homebiogás da empresa, em um modelo classificado como 7.0, até então inédito no país. Este utiliza resíduos para gerar o gás utilizado na cozinha e refeitório da empresa e também fertilizante natural para a horta local. Mas os investimentos continuam, e nos próximos meses deverá ser finalizada a implantação da horta aquapônica, que abastecerá a cozinha com hortaliças 100% orgânicas. A água do refeitório e de outros setores também receberam melhorias em seus filtros e o sistema Wetland (“jardins filtrantes”) deverá entrar em funcionamento em sua totalidade nas próximas semanas.

Para o secretário da Fazenda, a Rola Moça é um exemplo do que é defendido pelo Executivo quando o assunto é a autossustentabilidade e preservação do meio ambiente nos processos industriais. “São coisas que podem e devem caminhar juntas. Os investimentos aqui são fantásticos, necessários, e os resultados positivos enormes, não somente para a empresa, mas também seus funcionários e a comunidade como um todo”, destaca. “Devemos como administradores sempre pensar em atrairmos mais empresas, gerarmos mais empregos, mas nunca devemos deixar de acompanhar as que aqui já estão, e valorizar aquelas que, assim como a Rola Moça, buscam evoluir e crescer sem deixar de pensar no bem de todos”, frisa Lagemann. Ele lembra ainda que a Rola Moça já é uma das empresas do município contempladas com o desconto do IPTU previsto para as unidades industriais que investem em medidas de sustentabilidade, como Sistemas de Energia Fotovoltaica e Captação e Reuso de água da chuva. Dullius agradeceu a visita, a confiabilidade e parceria do Executivo para com estas e outras iniciativas da empresa.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Rola Moça/Divulgação
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela