Destaques Estrela

Secretário do Turismo do Estado destaca potencial de Estrela

Ronaldo Santini visitou Estrela no sábado quando conheceu projetos do município para o setor e detalhes da Estrela Multifeira 2021

Ronaldo Santini, secretário Estadual do Turismo, esteve em visita a Estrela na tarde de sábado (10/04). Na sede da Prefeitura, foi recebido pelo Prefeito Elmar Schneider e o vice João Schäfer, onde conheceu os primeiros projetos da atual gestão, principalmente para os ramos do turismo e da economia, que na visão do chefe do Executivo, são parceiros. Santini, que também tomou conhecimento sobre as propostas para a Multifeira 2021, destacou o potencial do município e região para o desenvolvimento do setor.

Primeiramente, Santini foi ao Gabinete do Prefeito, onde em conversa informal apresentou metas para a sua área de atuação. Logo percebeu que seus objetivos são muito parecidos com os do governo estrelense. “O empreendedorismo e o turismo caminham juntos, e a passos largos”, destacou o prefeito Elmar Schneider, também na companhia do coordenador do projeto Trem dos Vales, Rafael Fontana; e do presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Darlã Bellini. “Turismo não é para amadores, é sim para profissionais. Em uma visão mundial do que é o turismo de sucesso, nós temos tudo, mas não exploramos ainda”, frisou o titular da pasta estadual. “Pois queremos explorar o turismo, com a seriedade que ele deve ser tratado, e fazer dele um potencializador da nossa economia”, completou o prefeito.

Depois, em auditório, na presença de secretários, vereadores e outras autoridades, Santini assistiu a duas apresentações. Por parte do presidente da Multifeira 2021, Leandro Kremer, e da presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), Andréia Zwirtes Kich, conheceu detalhes da feira, cuja sétima edição está agendada para os dias 29, 30 e 31 de outubro; 5, 6 e 7 de novembro. “A nossa Estrela Multifeira também terá no desenvolvimento do turismo local e regional um dos seus focos”, garantiu Andréia Zwirtes Kich. “E potencial há”, resumiu o secretário.

Antes de realizar mais visitas no município, Santini assistiu a outra apresentação, essa a cargo dos secretários municipais do Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Rodrigo Kich, e Carine Schwingel, da Cultura Esporte e Lazer (Secel). Estes trouxeram detalhes dos projetos do setor já executados ou em andamento, como o Natal em Estrela; a Escadaria e o novo Memorial do município, que será inaugurado no mês de maio no prédio histórico popularmente conhecido como “Castelinho”, que passa por reformas. Os secretários ainda revelaram informações sobre propostas que já são projetadas e trabalhadas, entre elas a Ciclovia-Estrela-Colinas-Imigrante; a construção de um mirante no antigo prédio da Polar e um anfiteatro.

Na saída da Prefeitura, Santini foi a pé conhecer o prédio do futuro Memorial. Entusiasmado, pediu ainda ver mais de perto a área para onde estão planejados outros projetos, entre eles o mirante e o anfiteatro. Na descida da Rua Cel. Flores, pôde não apenas presenciar os painéis artísticos que estão sendo pintados nos paredões do antigo prédio da polar como o início do pôr do sol no Rio Taquari. “Maravilhoso”, resumiu.