Vale do Taquari RS RSS Rural

Secretários da Agricultura reativam Asamvat e elegem diretoria

Reunidos em Estrela, secretários decidiram reativar a associação (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (09), na sede da Amvat, em Estrela, foi reativada a Associação dos Secretários da Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari (Asamvat). A entidade reúne representantes dos 36 municípios da região e tem como uma de suas principais atribuições a busca de soluções comuns para o crescimento do setor primário. No encontro, que contou com a participação de 15 municípios, foi eleita a nova diretoria. O presidente é Marco Aurélio Rohr, de Colinas; o vice-presidente é Sandro Kappler, de Roca Sales, e Vítor Ahlert, de Westfália, é o secretário.

Segundo o presidente, a associação vai focar nas necessidades do Vale do Taquari como um todo. “Queremos fazer a Asamvat voltar a crescer e atuar”, declarou, assinalando que o objetivo maior é trabalhar pelo coletivo, na busca de soluções para os problemas comuns a todos os municípios. Uma das propostas abordada na reunião é a realização de palestras com especialistas, o que deve acontecer já no próximo encontro, agendado para o final de agosto. A troca de experiências entre os secretários também foi citada pelo novo presidente, pois muitos municípios enfrentam problemas semelhantes e a colaboração entre eles pode facilitar o trabalho de todos.

O encontro contou com a presença do presidente da Amvat, prefeito Marcelo Caumo, que colocou a entidade à disposição dos secretários para colaborar no que for necessário ao bom trabalho dos secretários da Agricultura. Ex-presidentes da Asamvat, Arly Volken, de Roca Sales, e Hilário Eidelwein, de Estrela, também comparecerem e apresentaram um histórico das ações da associação e sua participação em programas e projetos em nível regional.

Destacaram a importância de que os secretários trabalhem e discutam ações em conjunto. “É muito importante esta articulação regional”, ponderou Eidelwein. O secretário da Agricultura de Estrela, José Adão Braun, também enfatizou a relevância da Asamvat, pelo que a agricultura representa para os municípios e Vale do Taquari. “É fator de desenvolvimento para nossa região”, disse.

Texto: Ascom Asamvat