Rural - Agricultura Mato Leitão

Segue retirada de vacinas da Febre Aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está em andamento e segue até 31 de maio em todo o Rio Grande do Sul. O Departamento de Defesa Agropecuária, de Venâncio Aires, estima imunizar cerca de 4,5 mil bovinos em Mato Leitão.

Em apoio aos produtores a Prefeitura adquiriu novamente as doses da vacina que estão sendo distribuídas gratuitamente. A entrega, explica o secretário João Carlos Machry, segue alguns critérios. A Declaração Anual de Animais precisa estar atualizada e, para evitar desperdício, os produtores com poucos animais devem se organizar com vizinhos para melhor aproveitamento da vacina, uma vez que cada frasco contém 15 doses.

Machry alerta ainda que para retirar as doses os agricultores precisam ter em mãos um recipiente com gelo. O atendimento é diário (segunda a sexta-feira) na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, localizado ao lado do Posto do Banrisul. Até o momento, mais de 50 produtores já retiraram a vacina.

O prazo máximo para comprovação da vacinação é de cinco dias úteis após o término da etapa. Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual 52.434/15, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.

 

SAIBA MAIS

Na campanha da aftosa deste ano, a vacina teve alterações na sua formulação: houve uma redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2ml. 

 

Assessoria de Imprensa Mato Leitão