Projeto idealizado pelo gabinete da primeira-dama e pela Secretaria Municipal da Educação de Venâncio Aires, juntamente com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, foi lançado à 2ª edição da Campanha “Volta às aulas solidário”. O evento aconteceu na sala de reuniões da prefeitura e contou com a presença de colaboradores, empresas, imprensa, crianças modelos da campanha e os gestores do município.
O lançamento da campanha foi feito pelo prefeito Giovane Wickert, a primeira-dama Cristiane Wickert e a presidente do legislativo Sandra Wagner. Sandra ressaltou a importância do projeto, e os benefícios para a comunidade, ela também salientou a valorização das crianças da cidade. “Mais uma vez estamos percebendo a solidariedade do povo venâncio-airense, quando diversos parceiros abraçaram esta bela campanha”.
A primeira-dama destacou a inovação da campanha de 2018. “Tornamos a campanha mais real, com crianças da cidade, valorizando os nossos jovens talentos, o futuro da nossa sociedade”. Cristiane também enfatizou que o valor arrecadado com a venda dos “tijolinhos”, serão para comprar materiais pedagógicos específicos para as escolas.
Wickert agradeceu o trabalho voluntário da sociedade e destacou o engajamento da equipe do Gabinete da Primeira-Dama. “O mais bonito é de ver gente da gente estampada nos cartazes, caixas, banners e também na propaganda de rádio da campanha”. O Prefeito também salientou a importância do projeto. “É um trabalho que inspira, busca fazer o bem, e exercer o voluntariado no município”, enfatiza.
O projeto visa arrecadar em pontos parceiros materiais escolares novos e usados para serem doados para escolas e crianças. Para receber o kit escolar, os alunos devem se inscrever nas escolas participantes. A ação transcorrerá do dia 18 de janeiro a 29 de março, com pontos de coletas distribuídos em escolas, comércios, empresas de comunicação e secretarias municipais. Os kits são formados por caderno, lápis, régua, lápis de cor, tesoura, apontador e borracha e serão entregues para as crianças nas escolas.
Haverá um banco de reserva junto ao Gabinete da Primeira-Dama e a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social onde os materiais devem ser estocados após saírem dos pontos de coleta e devem ser entregues conforme a demanda e necessidade das famílias que procurarem as escolas. Além disso, as escolas municipais também podem se cadastrar para participar deste banco reserva.
Tijolinhos
Com a intenção de arrecadar valores que, posteriormente, serão revertidos na aquisição de materiais escolares específicos, a campanha conta também com os tijolinhos, onde os parceiros serão responsáveis por colaborar com a parte financeira do projeto, porém, a comunidade em geral também pode ajudar a vendê-los.
A intenção é vender cartelas com 30 números cada, ao valor de R$ 1 o número e após o término da arrecadação dos valores, se definirá para onde o material adquirido será destinado. E a cada cartela vendida o colaborador da campanha receberá um número e com este número estará concorrendo a uma bicicleta aro 26 com 18 marchas, disponibilizada em parceria entre a administração e a empresa Arly Bykes.
Também durante o lançamento da Campanha “Volta às aulas”, foram apresentados o material gráfico e sonoro de divulgação, neste material foram usadas imagens e vozes de crianças da comunidade venâncio-airense, de forma voluntaria.
Material Gráfico:
Aramis Sackser Silveira;
Mikaelly Eduarda Ferreira;
Pedro Henrique Seidel;
Yan Gabriel Ferreira;
Augusto Peiter Wickert;
O Nicolas Soares da Silva;
Isis Amanda Brixius.
Spot de rádio:
Manuela Ribeiro da Silva;
Ana Carolina Uhry;
Matheus Zeni Schaefer.
Os colaboradores do “Volta as aulas solidário” são: Rotary Club Venâncio Aires, Escoteiros Arés, Rotary Club Chimarrão, João XXIII, Rotaract, Ordem Demolay, Interact Clube, UESVA, Rotary Kids, JCI, Lions Clube Venâncio Aires Centro, Casa da Amizade, Lions Clube Melvin Jones, Léo Club. Os apoiadores são: Arly Bykes, Rádios RVA AM e Venus FM, Olá Jornal, Terra, Jornal Folha do Mate, Rádio Interativa, Jornal Nossos Vales, Gráfica Traço Publicitária e Rosilene Müller fotografias.
Texto: Ascom Venâncio Aires