RS RSS Rural - Agricultura Lajeado

Segunda-feira é dia de feira de produtos agroecológicos em Lajeado

Feira ocorre na Praça João Zart Sobrinho, popularmente conhecida como Praça do Papai Noel (Foto: Pietra Darde)

Todas as segundas-feiras, das 15h às 19h, a comunidade pode comprar alimentos saudáveis na Feira Regional de Agricultores Agroecologistas, que acontece na Praça João Zart Sobrinho, popularmente conhecida como Praça do Papai Noel.

Inaugurada no mês de maio, a feira é voltada à comercialização de alimentos orgânicos. O espaço tem como fornecedores agricultores familiares agroecologistas, que fornecem produtos de origem conhecida e qualidade devidamente comprovada. Eles são oriundos de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Forquetinha, Santa Clara do Sul e Dois Lajeados.

Para a comerciante Lucila Maria Petry, do grupo Defensores da Natureza, muitas pessoas se surpreendem com a Feira. “Muita gente que vem aqui não sabe da existência da feira. Sempre vendemos muito bem aqui”.

“Procuro comprar produtos de feirinhas como esta. Aproveito para vir aqui quando levo minha filha para passear na praça. É algo que deve ser incentivado. O mais importante aqui não é a beleza do produto, mas saber que não têm agrotóxicos”, relata a professora, Joane Cord, que frequenta a feira.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Lajeado e Emater-Ascar/RS com a Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), contando com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Americano.

A estrutura da feira é montada a cada segunda-feira. A estrutura móvel em que é realizada foi adquirida pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag).

Texto: Ascom Lajeado