Região Eventos Destaques

Segunda temporada do Saudades do Pago estreia nesta terça-feira

Websérie traz música, poesia e cultura no formato on-line

Nesta terça-feira (12), feriado nacional, será divulgado o primeiro programa da segunda temporada do projeto “Saudades do Pago”. A edição será transmitida a partir das 19h pelo canal do Youtube do Portal Região dos Vales.

O convidado do primeiro episódio é o bandolinista Luis Barcelos, que se dedica ao Choro, à música instrumental e à canção. Com dois discos solo lançados, “Depois das Cinzas”, em 2015 e “Sentido”, em 2018, o artista integra o Conjunto Época de Ouro e o quarteto de bandolins “Bandolinata”.

Ao lado de grandes artistas, em 2016 recebeu o Prêmio da Música Brasileira na categoria melhor grupo, com disco do projeto “Tocata à amizade”, de Yamandu Costa. Barcelos também viaja o Brasil e o mundo em turnês com a cantora Roberta Sá.

Como diretor musical concorreu ao Prêmio Cesgranrio com “A Cuíca do Laurindo”, de Rodrigo Alzuguir, com direção de Sidney Cruz. Como compositor, tem parcerias com Hermínio Bello de Carvalho e Délcio Carvalho. Com Aluízio Elias lançou, em 2020, o álbum “Cantata brasiliana”, com canções dedicadas ao Natal, além do livro/CD “Morro Alto 1”. Luis também dá aulas de bandolim e aspectos da linguagem do Choro em festivais, oficinas e cursos online.

No Saudades do Pago, ele divide a tela com o músico, violonista, arranjador, compositor e professor, Fernando Graciola, curador do projeto e responsável pela condução das apresentações do Saudades do Pago.  Os oito episódios terão duração de 20 a 30 minutos e a iniciativa é livre para todos os públicos.

O Saudades do Pago conta com o patrocínio de Floral Thérapy e Rota Indústria Gráfica. A realização é de Região dos Vales Comunicação Digital e o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.