Região Eventos Destaques

Segundo episódio do Saudades do Pago vai ao ar na próxima semana

A websérie “Saudades do Pago”, que estreou na última terça-feira (12) no Youtube do Portal Região dos Vales, lança o segundo episódio da temporada na próxima terça-feira (19).

A convidada da edição será a violoncelista e pedagoga gaúcha, Bianca d'Avila do Prado. Bacharel em Violoncelo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), recentemente concluiu mestrados em Cello Performance e Pedagogia de Cordas pela Illinois State University, nos Estados Unidos, recebendo uma bolsa de estudos para trabalhar como professora assistente no ISU String Project e atuando como primeiro cello da Illinois State Symphony Orchestra.

De 2010 a 2018, foi professora de violoncelo na Escola Tio Zequinha, em Porto Alegre. Bianca também foi membro da Orquestra Filarmônica da PUC-RS, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e integrante do quarteto de violoncelos Quatricelli, vencedor do Prêmio Funarte de Concertos Didáticos no ano de 2014.

Com a Camerata Ontoarte Recanto Maestro, apresentou-se na Itália, na Rússia e em diversas capitais brasileiras. Com o mesmo grupo gravou cinco CDs, sendo dois deles com a internacionalmente aclamada soprano Carla Maffioletti e um com o compositor e violonista Guinga. Também gravou o CD A Lua de Santiago, com obras de Fernando Ávila para acordeon e quinteto de cordas.

Atualmente, Bianca é professora de violoncelo e chefe do programa de violoncelo da Suzuki String Academy, em Sandpoint, Idaho, nos Estados Unidos, e é a idealizadora da Vivace Cello Ensemble, uma orquestra de violoncelos para adultos de nível iniciante e intermediário. Ela ainda ministra aulas de orquestra na Sandpoint Christian School e ensina alunos em Illinois e no Brasil de forma online. Bianca ainda faz parte da comissão organizadora do
primeiro Sandpoint Summer Strings Festival e foi contratada pela University of Idaho para ministrar aulas na divisão preparatória da Lionel Hampton School of Music para o próximo semestre.

A cada semana, a série recebe um convidado diferente. A ideia é que cada um represente uma faceta da arte musical e evidencie a pluralidade do Rio Grande do Sul. O músico, violonista, arranjador, compositor e professor, Fernando Graciola, é o responsável pela condução das apresentações do Saudades do Pago ao longo dos sete episódios que ainda restam. O Saudades do Pago conta com o patrocínio de Floral Thérapy e Rota Indústria Gráfica.

A realização é de Região dos Vales Comunicação Digital e o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.