Economia Negócios Investimento Estrela

Segundo sorteio estrelense do Nota Fiscal Gaúcha ocorre nesta quinta

Adelia Petry Friedrich (c), quando retirou seu vale: prêmio garantiu uma nova sandália

Quatro vale-compras serão sorteados entre os que fizeram adesão ao programa e utilizam o CPF na hora da compra em Estrela

O feriado pelo Dia da Reforma, nesta quinta-feira (31/10), poderá dar a mais quatro pessoas que realizaram compras no comércio estrelense um motivo a mais para comemorar. Além das horas extras ao lado de amigos ou familiares no dia dedicado ao descanso, poderão ser contemplados com um vale-compras. Serão quatro no total, no valor de R$ 150,00, sorteados entre contribuintes que participam do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

O município aderiu ao programa em julho e em setembro conheceu os primeiros quatro vencedores. Leandro José Käfer; Adelia Petry Friedrich; Bruno Rodrigues do Amaral e Silvane Teresinha Horn Sulzbach. Três estrelenses e outro com o CPF de Rio Grande. “Temos que participar, incentivar. É uma forma de fazer com que todos contribuam, não soneguem impostos. É mais uma campanha que devemos nos engajar, seja guardando caixinhas de leite para reciclar”, destaca Dona Adelia, ao frisar que participa de outras iniciativas na colaboração para com ONGs e entidades. Quanto ao prêmio, revela. “Comprei uma sandália para mim. Linda, estava precisando. Foi no comércio de Estrela, e exige notinha de novo.”

O NFG faz parte do Programa de Integração Tributária (PIT), uma parceria entre Estado e municípios que incentiva o aumento da arrecadação por meio da emissão das notas fiscais nas compras, a educação e cidadania. Será o segundo sorteio restrito aos que, independente da sua cidade, realizaram compras no comércio de Estrela e estão cadastrados no Programa, que por sua vez já realiza outros sorteios mensais em abrangência estadual, dentro de uma campanha que visa estimular a participação dos cidadãos no programa fiscal gaúcho.

Ao se cadastrar no NFG, o cidadão também pode indicar cinco entidades para receberem recursos do programa. Outro benefício é a possibilidade de os participantes obterem até 5% de desconto no IPVA. Os que tiverem mais de 150 notas fiscais cadastradas com seu CPF, independente do valor, terão este abatimento no imposto. Através do programa, os cidadãos acumulam pontos sempre que solicitarem a inclusão do número do seu CPF no documento fiscal no momento de suas compras em estabelecimentos regulares e locais. Cada R$ 1 vale um ponto. Os pontos são convertidos em bilhetes – cada 100 correspondem a um bilhete eletrônico – que possibilitam a participação. Os pontos também são acumulativos, e assim, caso o participante não atinja a pontuação mínima para um sorteio estes ficam acumulados para o do próximo mês. O sorteio é realizado pela plataforma do Governo Gaúcho que repassa o nome dos vencedores à Secretaria da Fazenda. Os vales devem ser utilizados no comércio local, também como forma de incentivo.

Para concorrer é preciso cadastrar-se acessando o site do Nota Fiscal Gaúcha – https://nfg.sefaz.rs.gov.br/Cadastro/CadastroNfg_1.aspx. Para auxiliar os cidadãos, a Secretaria Municipal da Fazenda disponibiliza um guichê exclusivamente para realizar este atendimento aos cidadãos. Para tanto, basta se dirigir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte, na Rua 13 de Maio, 360, em horário de expediente, com o CPF e Carteira de Identidade. Mais informações sobre a participação no programa também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3981-1141, ou pessoalmente no Centro de Atendimento ao Contribuinte, de segundas a quintas-feiras das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, e nas sextas-feiras das 8h às 17h.

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela