RS Polícia

Segundo trimestre registra queda no roubo de veículos no RS

A redução das ocorrências comprova a eficácia da Operação Desmanche e dos esforços da Brigada Militar e da Polícia Civil para desarticular o mercado ilegal (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)
A redução das ocorrências comprova a eficácia da Operação Desmanche e dos esforços da Brigada Militar e da Polícia Civil para desarticular o mercado ilegal (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

Os esforços para reduzir os índices de roubo e furto de veículos no Rio Grande do Sul começam a surtir efeitos. Os números podem ser conferidos nos indicadores criminais de 2016, publicados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na segunda-feira (8).

Nos três primeiros meses de 2016 foram registradas 4.871 ocorrências e entre abril e junho, 4.354 – uma redução de 10,6%. Em Porto Alegre a diminuição foi de 10,7% – 2.122 ocorrências no primeiro trimestre e 1.896 no segundo.

Para o secretário Wantuir Jacini, isso comprova a eficácia da Operação Desmanche e dos esforços da Brigada Militar e da Polícia Civil para desarticular o mercado ilegal de clonagem, receptação de veículos e venda irregular de peças automotivas. “Mesmo possuindo números superiores aos registrados em 2015, podemos observar o início de uma curva descendente. Com o aporte de horas extras e diárias oriundas da segunda fase do Plano Estadual da Segurança Pública, pretendemos intensificar ainda mais as atividades, mobilizando um efetivo maior e abrangendo uma extensão territorial mais significativa”, afirma.

A força-tarefa, formada pela SSP, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Detran/RS, já atingiu a marca de 1.500 toneladas de sucata automotiva apreendidas, com ações em nove municípios. Os estabelecimentos irregulares foram fechados e os responsáveis punidos, no total 31 locais e 30 pessoas presas por receptação e crime ambiental. Os municípios que já receberam operações foram Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Alvorada e São Sebastião do Caí.

Capacitação de servidores
A SSP, por meio do Departamento de Ensino e Treinamento (DET), está oferecendo o Curso de Capacitação da Operação Desmanche, na Academia Integrada da Segurança Pública, que traz a experiência adquirida pelos profissionais que trabalharam nas 18 operações já realizadas. A especialização vai formar 22 profissionais dos diversos órgãos envolvidos nas operações de fiscalização da atividade de desmontagem e comercialização de peças e acessórios de veículos em fim de vida útil.

A Operação Desmanche, como salientou o secretário, tem como objetivo regularizar a atividade dos desmanches com base na lei. “Tornamos a atividade regular para enfrentar os crimes conexos com os desmanches. Com um mês de operação, os resultados começaram a aparecer. É uma ação pioneira, que agora nos permite dividir a experiência e capacitar novos profissionais”, afirmou Jacini.

Texto: Ascom SSP