Artigos - Gestão de Pessoas

“Dicas de como se Preparar para uma Entrevista de Primeiro Emprego” – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Como se Preparar para uma Entrevista de Primeiro Emprego? Como falar com o recrutador, o que vestir e como se comportar?

Estas são algumas das dúvidas que a maioria dos jovens têm quando decidem buscar o primeiro emprego. Podemos dizer que estes são os primeiros desafios que os jovens têm que enfrentar em seu caminho profissional. De forma geral, tanto para quem está começando, como para quem tem já tem alguma experiência profissional, alguns princípios são básicos.

Veja as 5 dicas para se destacar e conquistar uma vaga de emprego:

Pontualidade – Ter pontualidade significa respeito às regras. Você jamais deve chegar atrasado numa entrevista de emprego, pois isso, além de significar falta de educação, deixa uma impressão negativa quanto à sua capacidade de cumprir seus horários e compromissos. Portanto, chegue pelo menos 15 minutos antes do horário combinado para garantir que está no lugar certo.

Atenção ao que Vestir – Ainda que você seja jovem e descolado, é importante saber que há o chamado dress code empresarial, ou seja, um código de vestimentas que orienta sobre o que os profissionais devem usar ou não em seu trabalho. Cada empresa tem o seu código. Por isso, ao ser chamado para uma entrevista de emprego, escolha suas roupas corretamente, buscando sempre adequar-se a ele. Para as mulheres, cuidado com cabelos e unhas também são essenciais.” Em alguns casos, uma peça jeans: camisete, camisa ou calça também podem ser combinadas com outras mais formais. Evite ir vestido de short, saias ou blusas curtas, bonés, muitos adereços e maquiagem forte e também camisas de times esportivos ou da seleção. Tudo é uma questão de bom senso e do perfil da empresa. Caso ela seja mais formal e exija roupas mais formais também, é importante se informar para que na entrevista você escolha a roupa adequada e deixe uma boa impressão.

Estude a Empresa Antes – Antes de ir para sua primeira entrevista de emprego, procure na internet informações sobre a empresa. Visite o site da instituição, informe-se sobre sua história, ramo de atuação, produtos e serviços e, já vá pensando no que você poderá agregar de positivo a ela, pois esta é uma provável pergunta do selecionador.

Valorize os Aprendizados – Na vida estamos sempre aprendendo, tudo é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Na entrevista de emprego não é diferente. Portanto, procure pensar nela como uma chance de conhecer o mercado de trabalho, de entender melhor como as coisas funcionam, quem são os candidatos que concorrem com você, de saber o que os recrutadores esperam dos candidatos, de treinar para entrevistas e de mostrar um pouco do que aprendeu até aqui. Por isso, não se cobre tanto por não ter experiência profissional, lembre-se disso e compartilhe suas experiências na escola, na igreja, no bairro ou mesmo em família. Ressalte seus aprendizados como membro de uma equipe esportiva, as suas participações em gincanas, olímpiadas escolares e grupos de estudos, trabalhos voluntários ou ações em casa, como pagar as contas de casa e cuidar dos seus irmãos, por exemplo. Tudo isso tem valor, pois ensinou algo a você.

Pense nos seus pontos fortes e fracos – Descubra seus pontos fortes e prepare exemplos que os demonstrem com situações vivenciadas. Fale sobre suas qualidades: como organização, habilidade com números (raciocínio lógico), facilidade de comunicação interpessoal, de se relacionar com as pessoas e de manter o foco. Ressalte também sua vontade de aprender e de crescer e que busca apenas uma oportunidade para mostrar seu potencial. Além disso, é preciso descobrir seus pontos fracos, aqueles que você precisa desenvolver, pois eles podem questionar durante a entrevista para seu primeiro emprego.

Seja você mesmo na entrevista – o nervosismo na hora da entrevista é normal e o entrevistador já sabe disso. É provável que ele cuidará para que você se sinta mais à vontade. Porém, a melhor forma para evitar o nervosismo da entrevista de primeiro emprego é ser você mesmo. A dica é simples: jamais conte mentiras ou histórias para querer impressionar. Seja você mesmo e tudo fica mais fácil. Importante ressaltar que os processos seletivos buscam colocar a pessoa certa no lugar certo. Se você não for selecionado, não significa que é um mau profissional, mas que havia alguém mais aderente ao perfil solicitado.

Ótima semana!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas