RS Destaques Geral

Semana começa com calor escaldante no Rio Grande do Sul

O primeiro fim de semana dos gaúchos teve temperaturas típicas e toleráveis para o verão. Porém, a nova semana começa com o calor escaldante e forte sol no Rio Grande do Sul.

A massa de ar quente ganha força e a tarde será tórrida com marcas ao redor dos 40ºC em algumas cidades, como da Grande Porto Alegre e dos vales. O aquecimento induzirá a formação de nuvens e, com o deslocamento de frente fria de fraca atividade e desorganizada, áreas de instabilidade se formam com chuva irregular, sobretudo no Sul, Oeste e o Centro gaúcho.

Devido ao excessivo calor, qualquer instabilidade pode trazer temporal em pontos isolados. Em Lajeado, a máxima pode chegar aos 37ºC, não se descartando chuva isolada na segunda metade do dia. Em Capão da Canoa e Torres, a máxima deve ser de 32ºC. Em Santiago, Uruguaiana, Alegrete e Livramento, os termômetros podem marcar até 33ºC.

Na terça-feira (7), por conta do avanço de uma frente fria, podem ocorrer pancadas de chuva pouco volumosas. Não se descarta o risco de temporais isolados acompanhados de rajadas de vento. As temperaturas sobem um pouco menos, mas ainda fica quente e abafado.

Na quarta-feira (8), um ar mais seco ingressa no Estado e permite o retorno do sol à Região. As temperaturas sobem gradativamente e esquenta no período da tarde. Em direção à noite volta a refrescar.

 

 

Fonte: MetSul e NIH Univates
Independente