Previsão do tempo RS RSS Destaques

Semana começa com tempo firme no Sul do país

Chuva volta na quinta-feira (Foto: Divulgação)

A presença de uma área de alta pressão atmosférica no Sul do país inibe a formação de nuvens de chuva em grande parte da Região. O tempo segue firme até a quinta-feira (12), quando uma frente fria volta a trazer pancadas de chuva para o Rio Grande do Sul, além da metade leste de Santa Catarina e Paraná.

Uma área de baixa pressão atmosférica que avançou pela Região Sul ao longo dos últimos dias mantém o tempo estável no início desta semana. O sol predomina nos três Estados durante os próximos dias, com exceção das áreas entre Chuí e Jaguarão, onde ventos que sopram a mais de 10km de altitude favorecem a formação de instabilidades e provocam pancadas de chuva isoladas até o fim da tarde. Além disso, pode chover com fraca intensidade entre o litoral norte de Santa Catarina e litoral do Paraná.

Entre a quinta e a sexta-feira (13), uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e favorece a formação de instabilidades em grande parte do Estado Gaúcho e leste da Região Sul. Com a passagem do sistema, o vento muda de direção e passa a soprar do quadrante sul, assim a temperatura máxima diminui nos três Estados, com destaque para o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, as máximas que chegaram aos 31°C nesta segunda-feira (09), não deve passar dos 23°C no final da semana.

Texto: Ascom Somar Meteorologia