Meio Ambiente RS RSS Estrela

Semana da Água se inicia com recolhimento de eletrônicos e lâmpadas

Equipe que trabalhou na ação, realizada no Bairro das Indústrias (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

A programação da XXV Semana Interamericana, XVIII Semana Estadual da Água e Semana Municipal da Água de Estrela teve início no último sábado (29) com o recolhimento de lâmpadas e material eletrônico pós-consumo. A ação, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, ocorreu na sede da Associação de Moradores do Bairro das Indústrias. Foi acompanhada pela equipe da pasta e pelo secretário Hilário Eidelwein e também houve distribuição de mudas e aplicação de hormônio e carrapaticida em cães.

O objetivo da iniciativa é dar destino correto aos materiais, evitando danos ao meio ambiente com o descarte inadequado e, ao mesmo tempo, levar informações sobre educação ambiental aos moradores. Equipamentos como computadores, celulares, televisores e eletrodomésticos foram levados pela população. Na ocasião foram entregues 165 lâmpadas e vacinados 17 cães, números considerados positivos pelos organizadores. A coordenadora da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Regiane Mallmann, frisa a importância deste trabalho como uma oportunidade de repassar informações sobre o descarte correto dos resíduos sólidos domésticos e de outros materiais como lâmpadas, pilhas, medicamentos e seringas, que necessitam de uma destinação específica. As empresas parceiras Recilux e Adonai participaram do recolhimento.

Programação

A programação da Semana Municipal da Água segue com visita orientada no Parque Municipal da Lagoa, para alunos 6º ano do Colégio Santo Antônio, agendada para esta terça-feira (02.10), às 9h. Em caso de chuva, esta atividade será cancelada.

Já os agentes mirins de Educação Ambiental da Emef Odilo Afonso Thomé visitam o Horto Florestal na quinta-feira (04.10), às 9h. A Semana da Água se encerra na sexta-feira (05.10), com atividade lúdica na Escadaria de Estrela, às 9h, para estudantes do 5º ano da Escola Estadual 20 de Maio.

Segundo a coordenadora da Sala Verde é preciso sempre ressaltar a importância dos recursos hídricos, principalmente porque a região é banhada pelo Rio Taquari, que pertence à Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. “A comunidade precisa se voltar para a questão ambiental de preservação, especialmente quanto ao consumo consciente e economia de água”, alerta.

Texto: Ascom Estrela