Saúde RSS Imigrante

Semana de Vacinação do Adolescente será de 21 a 25 de agosto

LOGOS FOTOS SITE-05Com o objetivo de realizar a cobertura vacinal entre os adolescentes a Secretaria Estadual de Saúde estará promovendo Semana de Vacinação do Adolescente será de 21 a 25 de agosto.

Como o Centro de Saúde abre no terceiro sábado de cada mês, pela manhã, os adolescentes que quiserem já podem ir até a unidade de saúde para verificarem se possuem as vacinas em dia ou não.

Segundo a Organização Mundial de Saúde adolescência é o período compreendido entre os 10 aos 19 anos de idade, e é uma fase da vida na qual ocorrem muitas mudanças, como exemplo, surgem alterações no corpo e comportamento. Fase de transição entre a infantil e a adulta.

Tratando-se de questões relacionadas às imunizações, os pais costumam seguir o calendário de vacinação dos filhos rigorosamente quando são crianças. Porém, depois de atingir os seis anos de idade, momento em que a caderneta costuma ficar completa, muitos deixam de se preocupar com a questão.

Para alguns imunobiológicos, é na adolescência que se encontra a necessidade de realizar doses de reforço, para manter altos níveis de proteção, como exemplo, a vacina contra Tétano (Vacina dT), meningococo tipo C, contra o papilomavírus (HPV), entre outras.

No Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde há um calendário vacinal destinado a adolescentes entre 10 e 19 anos de idade, e as vacinas indicadas são contra Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola, HPV, e a vacina Meningo C contra meningite.

Algumas vacinas são administradas ainda na infância e reforçadas na adolescência, porém quando chegam nessa fase as pessoas não priorizam a vacinação. A vacinas erradicam doenças, previnem infecções e reduzem o número de internações hospitalares.

Texto: Ascom Imigrante