RS RSS Eventos Teutônia

Semana do Brincar: estímulo ao desenvolvimento infantil através do ato de brincar

O desenvolvimento infantil através do brincar será evidenciado durante a Semana do Brincar (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

De 8 a 12 de outubro, Teutônia desenvolverá a 1ª Semana do Brincar, atividade alusiva ao Dia das Crianças e que tem a finalidade de desenvolver a conscientização sobre a importância do ato de brincar para o desenvolvimento infantil. Diversas atividades estão programadas nas escolas, além de envolver outras repartições públicas e, inclusive, empresas. A realização da Semana do Brincar, que tem como tema “Vai começar a brincadeira”, é da Secretaria de Educação. Apoiam a iniciativa as secretarias de Assistência Social e Habitação, de Indústria, Comércio e Turismo, de Saúde, e de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

Conforme a coordenadora da Educação Infantil da Prefeitura de Teutônia, Alessandra Surkamp, o ato de brincar é de suma importância para o desenvolvimento infantil. “Brincar fortalece as funções cognitivas, promove a autonomia, estimula o imaginário, estabelece vínculos, ajuda a lidar com angústias e anseios, ajuda a desenvolver a coordenação motora, além de contribuir para a formação de um cidadão crítico e responsável. Por isso, a programação da Semana do Brincar foi organizada seguindo a premissa de que a criança aprende através das brincadeiras e interações”, frisa.

Durante toda a semana, haverá o intercâmbio entre escolas e turmas de Educação Infantil, oportunizando, assim, a interação das crianças com brincadeiras que estimulem, ainda, a socialização e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Estão previstas, ainda, integração das Escolas de Educação Infantil com os Núcleos de Cultura, oficinas de culinária na Padaria Escola do Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola e confecção de brinquedos com profissionais do programa Primeira Infância Melhor (PIM) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Os educadores da Educação Infantil também terão atividades, para que o brincar seja estimulado no dia a dia. Uma das atividades é a formação continuada “O brincar e o desenvolvimento infantil”, com as psicólogas Daniele Hauschild e Carina Wachholz, do Serviço Municipal de Apoio Escolar e Ação Restaurativa (Semear), no dia 9, às 18h30min, no Auditório da CIC. Já no dia 10, às 18h30min, em local a definir, haverá a oficina “Brincar Jogando”, com Daniela Eidelwein, cujas inscrições devem ser feitas até o dia 8.

A programação conta, ainda, com ações solidárias. No dia 10 de outubro, ocorre a atividade “Fazer o bem… Brincando”, com visita ao Hospital Ouro Branco e ao Posto de Saúde do Bairro Canabarro. E no dia 11, às 17h, os brinquedos arrecadados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia em gincana interna de integração serão entregues às crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, do Bairro Canabarro.

No dia 12 de outubro, ocorre a 8ª edição do Passeio Ciclístico do Dia das Crianças, organizado pelo grupo Bruxos da Bike, com apoio da Prefeitura de Teutônia, integrando a programação da Semana do Brincar. O evento inicia às 8h30min, com saída em frente ao Colégio Teutônia, seguindo pelos três principais bairros e retornando até o Centro Administrativo.

O roteiro do 8º Passeio Ciclístico será o seguinte: saída às 8h30min, saindo em frente ao Colégio Teutônia, seguindo pelas ruas Asido Dreyer, Décio Böhmer, Daltro Filho (Estrada da Várzea), Erno Dahmer, Senhor dos Passos, Guilherme Brust, Ewaldo Hilgemann, Fernando Ferrari, Avenida 1 Leste, Leopoldo Schneider, Dom Pedro II (até o Ieceg), Ewaldo Schaeffer, Carlos Arnt, Leopoldo Schneider, Avenida 1 Leste, até chegar no Pavilhão Multiuso, no Bairro Centro Administrativo.

Após o Passeio Ciclístico, a partir das 13h, haverá brinquedos infláveis à disposição das crianças no Pavilhão Multiuso. Durante a tarde, ainda haverá apresentações artísticas e culturais. As inscrições para o Passeio Ciclístico são gratuitas e podem ser feitas nos seguintes locais: Flach Bicicletas (Bairro Languiru), Colégio Teutônia (Bairro Teutônia), Ieceg/CNEC Teutônia (Bairro Canabarro), EMEF 24 de Maio (Bairro Canabarro), EMEF Professor Teobaldo Closs (Bairro Canabarro), EMEF Professor Guilherme Sommer (Vila Popular), EMEF Alfredo Schneider (Bairro Teutônia) e EMEF Leopoldo Klepker (Bairro Alesgut).

1ª SEMANA DO BRINCAR DE TEUTÔNIA

Ø Segunda-feira (08/10)

– “Criança aprende brincando”: confecção de cartazes e painéis pelas Escolas de Educação Infantil e disponibilização dos mesmos nas indústrias e comércio de Teutônia

Ø Terça-feira (09/10)

– 18h30: Formação continuada “O brincar e o desenvolvimento infantil”, para educadores da Educação Infantil, com as psicólogas Daniele Hauschild e Carina Wachholz, do Semear. Local: auditório da CIC

Ø Quarta-feira (10/10)

– “Fazer o bem… Brincando”: visita ao Hospital Ouro Branco e Posto de Saúde do Bairro Canabarro

– 18h30: Oficina “Brincar jogando”, para educadores de Educação Infantil, com a professora Letícia Eidelwein. Inscrições nas escolas até dia 8, ao custo de R$ 10,00. Local: a definir

Ø Quinta-feira (11/10)

– 17h: “Criança feliz é criança brincando” – doação dos brinquedos arrecadados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários às crianças da EMEI Sonho de Criança

Ø Sexta-feira (12/10)

– 8h30min: 8º Passeio Ciclístico do Dia das Crianças. Local de partida: Colégio Teutônia

-13h em diante: Brinquedos infláveis e apresentações artísticas e culturais. Local: Pavilhão Multiuso

Ø Ainda fazem parte da programação:

– “Brincando… com a Cultura”: integração das Escolas de Educação Infantil com os Núcleos de Cultura

– “Mini chef saudável”: oficina de culinária. Local: Padaria Escola do CEMEF

– “Brincando, aprendendo, interagindo”: integração entre turmas de Educação Infantil

– “Brinque construindo!”: confecção de brinquedos e resgate de brincadeira de antigamente com o PIM e confecção de brinquedos com o Cras

Texto: Ascom Teutônia