Meio Ambiente Lajeado

Semana do Meio Ambiente ocorre de 31 de maio a 3 de junho em Lajeado

Sacola de pano será um dos motes do evento (Foto: Arquivo/2014)
Sacola de pano será um dos motes do evento (Foto: Arquivo/2014)

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Antecipando essa data, será realizada pelo poder público municipal a Semana do Meio Ambiente, dos dias 31 de maio a 3 de junho, com diversas atividades que envolverão a comunidade em geral.

O principal objetivo é disponibilizar informações sobre as atividades que envolvem o meio ambiente, como o licenciamento, por exemplo, além de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que são finitos.

Conforme o chefe do setor de Educação Ambiental, Luiz Eduardo Steffens, a Praça da Matriz será o local principal de exposição e encontro com alunos das escolas municipais e comunidade em geral. Entidades parceiras, como a Unimed, Emater/RS-Ascar, Univates, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), além das secretarias de Educação, Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social e o Jardim Botânico terão espaço para divulgação e exposição de trabalhos. As ONGs de proteção aos animais também foram convidadas a participar, assim como o Ministério Público e o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV).

Para Steffens, muitas pessoas não têm informações suficientes sobre licenciamentos, desmatamentos e outras atividades ambientais. “Este é o propósito da ação desse ano: disponibilizar o conhecimento e conscientizar as pessoas. Não queremos atingir só os alunos, mas também o público em geral, inclusive os funcionários da prefeitura”, finaliza.

Confira a programação:

31 de maio – Desfile da Sacola de Pano, estilo Flash Mob, em diferentes pontos da cidade, durante o dia e onde houver maior fluxo de pessoas, visando impactar as pessoas e disseminar a ideia de utilização de sacolas de pano para o transporte de alimentos e objetos do cotidiano, evitando assim o consumo e descarte de sacolas plásticas;

1º de junho – Plantio de Ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus) na Alameda dos Ipês, junto ao Jardim Botânico, às 15h, com solenidade e homenagem a todos os gestores ambientais de Lajeado, que de alguma forma contribuíram na criação, desenvolvimento e organização do meio ambiente no município;

02 de junho – Plantio de Ipês nos bairros, a ser feito por participantes do concurso que elegeu o Ipê-Amarelo. Esses participantes serão sorteados e a atividade envolverá a comunidade na conscientização ambiental;

03 de junho – Evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorrerá na Praça da Matriz de Lajeado, das 9h às 15h, envolvendo a comunidade na conscientização ambiental e promovendo conhecimentos relacionados ao meio ambiente, com a participação de entidades, ONGs, órgãos públicos e parceiros ambientais.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Lajeado