Cultura RS RSS Estrela

Semana Farroupilha em foco nas escolas de Estrela

Professora e tradicionalista Gabriela Junqueira ensinará, entre outras coisas, alunos a preparar café de cambona (Foto: Divulgação)

A tradição gaúcha está presente e é trabalhada de forma pedagógica, cultural e lúdica nas escolas de Estrela e ganha ainda mais destaque durante a Semana Farroupilha. Dezenas de atividades tratam do tema, em especial nestes dias que antecedem o histórico 20 de setembro. Exemplos ocorrerão nesta terça (18) e quarta-feira (19) nas escolas municipais Girassol, Odilo Afonso Thomé e Cônego Sereno Hugo Wolkmer, em ações que prometem mobilizar alunos, professores e funcionários.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Girassol, do Boa União, vai haver uma cavalgada por algumas ruas do bairro nesta terça-feira (18), a partir das 14h30min. Outras ações buscarão introduzir ainda mais o tradicionalismo na rotina das crianças pelos próximos dias. Entre elas um fandango de integração entre as turmas, na quarta-feira (19).

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé, a atividade gaudéria movimentará com maior força os alunos do Bairro Imigrantes na manhã de quarta-feira. Inicialmente, a partir das 9h30min, ocorrerão apresentações do Projeto Integração, dos instrutores de dança Chirlei e Wagner Luceno. Após, todos serão convidados a apreciar um carreteiro. A história não será esquecida e será um dos temas da palestra de Tatiana Oliveira, representante do CTG Raça Gaudéria, de Estrela, que também falará sobre questões como indumentária e danças gauchescas, das quais é instrutora.

Já na Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, do Bairro Auxiliadora, uma série de atrações está sendo preparada para as turmas do período oposto. Entre as atrações para esta quarta-feira, um almoço carreteiro será oferecido aos alunos. Haverá ainda palestra com a tradicionalista estrelense Gabriela Junqueira, integrante do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, e professora da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros. “Vamos falar um pouco sobre o tema deste ano da Semana Farroupilha, Tropeirismo – Contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense”, diz. “Também vamos ensinar a fazer um café de cambona, que era muito utilizado pelos tropeiros. Ainda darei algumas dicas de como encilhar um cavalo e, se possível, daremos algumas voltas com os alunos”, destaca Gabriela. Na mostra de trabalhos da escola, realizada no último sábado (15), o tradicionalismo já esteve presente com um típico cenário para apresentações e fotos, que foi muito concorrido.

Texto: Ascom Estrela