Mulher Saúde Estrela

“Semana mundial do Aleitamento Materno” tem formações

A fonoaudióloga e consultora em amamentação, Joanna Moraes Telles, palestrou para enfermeiros, nutricionistas, psicólogas, assistentes sociais, farmacêuticos, odontólogo

Capacitações internas deram sequência à programação, que se encerrará no próximo dia 16

A programação municipal da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que em Estrela particularmente se estenderá até o próximo dia 16, teve sequência nesta semana. Encerrou-se nesta sexta-feira (09) a série de três capacitações voltadas particularmente aos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre o tema, ministradas pela Consultora em Amamentação e fonoaudióloga Joanna Moraes Telles.

A roda de conversa desta tarde foi mais uma voltada às equipes de trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF). Esta ocorreu na unidade do Bairro Moinhos. Na última terça-feira (06) foi realizada no auditório do Cami e teve como público-alvo equipes do Cami, UBSs do Auxiliadora, Boa União e Central. E na quinta-feira (08), no auditório da ESF Indústrias, para seus profissionais e da ESF Imigrantes. Segundo os participantes, os encontros foram proveitosos e esclarecedores em novas informações e oportunizou a todos uma rica atualização sobre a pauta para quem trabalha com as gestantes, puérperas e familiares.

Este ano com o lema “A proteção social parental equitativa, em todas as suas formas, pode ajudar as mulheres a amamentarem de forma mais exitosa”, SMAM programa para Estrela uma série de palestras, debates e capacitações voltadas às mais diversas equipes de profissionais, também gestantes, mães puérperas e público em geral. A abertura se deu no último dia 1º, com dois eventos. Também Joanna Moraes Telles palestrou para enfermeiros, nutricionistas, psicólogas, assistentes sociais, farmacêuticos, odontólogos e equipe do Hospital Estrela. À tarde, tendo como local o Centro de Atendimento Materno Infantil (Cami), foi realizado o encontro “Saiba mais sobre a Amamentação”, voltada a gestantes, puérperas, familiares, como também estudantes e profissionais.

Na próxima semana, dia 16, tendo como local o Salão da Igreja Católica do Bairro das Indústrias (Rua João Inácio Sulzbach, 1085), será realizado o bate-papo “Empoderar Famílias; favorecer a amamentação”. Este será comandado pela terapeuta ocupacional e consultora em Amamentação, Caroline Daldon, representante da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Indústrias. Com início marcado para as 13h30min, o encontro é direcionado tanto a gestantes, puérperas, seus familiares e público em geral como também aos profissionais de programas como o Primeira Infância Melhor (PIM), Agentes Comunitários de Saúde, do CRAS e outros. Mais informações pelo telefone 3981-1102

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: SMS/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela