RS RSS Rural - Agricultura Destaques

Semeadura do arroz está quase concluída no Rio Grande do Sul

Produtores já concluíram 82,7% do plantio do arroz no estado (Foto: Sara Kirchhof/Irga)
Produtores já concluíram 82,7% do plantio do arroz no estado (Foto: Sara Kirchhof/Irga)

Com 82,7% da área semeada, o que representa 229.958 hectares a mais do que no mesmo período do ano passado, o plantio do arroz se encaminha para o fim no Rio Grande do Sul. Historicamente, sabe-se também que, quanto mais próximo dos 100% da semeadura, mais lento será o avanço. A janela de tempo considerado ideal para o plantio está fechando, com previsão de término até o fim do mês.

Pela primeira vez desde o início dos trabalhos, a zona sul do estado aparece na frente das outras regiões, com 96,3% de área semeada, seguida de perto pela Campanha, com 94,6%, e Fronteira Oeste, com 91,1%. Com um aumento de 13.117 hectares e 84,3% da intenção de semeadura já concretizada, aparece a Planície Costeira Interna. Com números ainda distantes do fim dos trabalhos estão, a Região Central, com 55,8%, e a Planície Costeira Externa, com 58,2%.

A Fronteira Oeste tem se deparado com um desafio peculiar. Conforme o coordenador daquela região, o engenheiro agrônomo Ivo Mello, 80% do arroz inicialmente semeado nasceu praticamente ao mesmo tempo, o que implica na necessidade de ações quase que conjuntas em toda região, como a aplicação de herbicidas pós-emergentes, adubação nitrogenada e início da irrigação. Além disso, como a Fronteira Oeste enfrentou temporais nos últimos dias, o que acabou afetando a rede elétrica, alguns produtores têm se deparado com a falta de energia. “Isso possibilita eventuais problemas de manejo, podendo se refletir no desenvolvimento da lavoura. Este fato tem proporcionado um safra diferenciada”, complementa o engenheiro agrônomo.

Texto: Ascom Estado