RS Geral

Seminário do ObservaDR debate desenvolvimento regional

Evento ocorre na quinta-feira dia 25, e é promovido pelo PPGDR-UNISC onde discutirá a agenda de pesquisa em desenvolvimento regional no Brasil

Professor Rogério Leandro Lima da Silveira
(divulgação)

O programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promove no dia 25 de abril, o IV Seminário do Observatório do Desenvolvimento Regional – ObservaDR. O evento será realizado na sala 1002, bloco 10, da Unisc campus Santa Cruz do Sul, com início às 8h30.

O objetivo do Seminário é debater a questão da pesquisa sobre o desenvolvimento regional no país, bem como, articular projetos e pesquisas com outras universidades, através de uma ação em rede. De acordo com o coordenador do programa, professor Rogério Leandro Lima da Silveira, espera-se uma boa participação de alunos, professores e pesquisadores, especialmente das demais universidades que são integrantes da rede, com o intuito de pensar alternativas e estratégias de pesquisa e extensão para desenvolver os projetos em escala nacional. O evento terá o apoio financeiro da Fapergs.

A programação inicia às 8h30 com recepção e credenciamento. Às 9h ocorre a abertura do evento que será feita pelo coordenador do programa, professor Rogério Silveira e contará com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, professora Andréia Rosane de Moura Valim. Na sequência, às 9h30, acontece a primeira mesa redonda, cujo tema será “A pesquisa sobre desenvolvimento regional no Brasil: experiências recentes, desafios futuros”. Os painelistas serão: Profª Drª Tatiana Cotta Gonçalves (PPGDT-UFRRJ Rio de Janeiro), Prof. Dr. Ivo Marcos Theis (PPGDR-FURB Santa Catarina) e Prof. Dr. Francisco do Ó de Lima Junior (PPGPDTS-UERN Rio Grande do Norte). A moderadora deste painel será a professora Drª Cidônea Machado Deponti, do PPGDR da Unisc.

À tarde, a partir das 13h30, acontece a segunda mesa redonda com a temática “A agenda de pesquisa em desenvolvimento regional: oportunidades e possibilidades de projetos de pesquisa em rede”. Os painelistas serão: Prof. Dr. Moacir José Santos (PPGDR UNITAU São Paulo), Profª Drª. Anelise Graciele Rambo (PPGDR-UFRGS Porto Alegre) e Prof. Dr. Sérgio Luis Allebrandt (PPGDR UNIJUI Ijuí-RS). O moderador deste painel será o professor Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira.

Ao término do encontro, será aberto um espaço para perguntas, debate e encaminhamentos do seminário. O evento é gratuito e aberto a comunidade em geral. Este seminário integra a programação comemorativa aos 25 anos de criação do PPGDR, que foi o primeiro programa de mestrado e doutorado da Unisc. À noite, acontece um jantar comemorativo na sede da Adunisc.

SOBRE O OBSERVATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O projeto propõe a estruturação do Observatório do Desenvolvimento Regional, enquanto rede interinstitucional de reflexão, de pesquisa e de contribuição teórico-metodológica sobre o tema. A proposta tem como base a aprovação do projeto intitulado Qualificação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional M/D – PPGDR, pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em dezembro de 2010, no qual foi apresentada como contrapartida do PPGDR a constituição de um Observatório com objetivo de promover a articulação, em rede, dos Programas de Pós-Graduação da área existentes em diversas Universidades Brasileiras. Esta experiência visa à qualificação e integração de grupos de pesquisa de diferentes instituições voltadas ao tema, otimizando o acesso a fontes e dados, bem como a atualização permanente no tocante à produção científica na área de Desenvolvimento Regional.

Site de acesso é: http://observadr.org.br/portal/

Neste site é possível acessar o banco completo de dados regional do Vale do Rio Pardo, assim como, observatórios, programas e parceiros da rede no país, diversas publicações em e-book, revistas científicas, teses e dissertações, vídeos e pesquisas.

 

 

Assessoria de Imprensa