RS Encantado RSS Eventos

Seminário Pensando Juntos a Erva-mate na Educação


“Erva-mate na merenda, mais saúde na escola” é o tema do evento (Foto: Divulgação)

Considerando diversas evidências e pesquisas, de que a erva-mate contém substâncias bioativas e antioxidantes, as quais tem recebido especial atenção da comunidade científica, considerando também, ser alimento que agrega benefícios à saúde, podendo ser assim aproveitada na elaboração de diferentes alimentos, é que conclui-se ser salutar e possível a incorporação da erva-mate na merenda escolar, mediante a testes de aceitabilidade de alimentos enriquecidos com erva-mate realizados com alunos junto às escolas da rede municipal de ensino.

Diante deste cenário, o grupo gestor do “Programa Erva-Mate: Uma Cultura Aberta-PEMUCA” em parceria com a 3ª Coordenadoria Regional da Educação está promovendo o Seminário Pensando Juntos a Erva-mate na Educação, que acontece nesta terça-feira, dia 16 de outubro, a partir das 13h30min, no Auditório Brasil da Administração Municipal de Encantado situado na Rua Monsenhor Scalabrini, 1047, Centro, Encantado – RS.

Com o tema “Erva-mate na merenda, mais saúde na escola”, o evento visa estimular uma alimentação escolar ainda mais nutritiva, com a inclusão de produtos que contenham Erva-mate no cardápio da merenda escolar, mostrar aos participantes todo o potencial nutritivo da Erva-mate, instigar o hábito alimentar mais saudável e fortalecer o conhecimento da cadeia produtiva do setor são alguns dos desafios apresentados aos renomados palestrantes que compõe a programação do Seminário.

Para cativar ainda mais o evento, contaremos com uma apresentação artística realizada por alunos do ensino fundamental.

No intervalo entre os painéis será oferecido um Mate Break que consiste em um coquetel composto por uma ampla gama de alimentos e bebidas que possuam em sua composição Erva-mate e ainda por produtos elaborados artesanalmente pelas agroindústrias familiares do Arranjo Produtivo Local (APL) de agroindústrias familiares do Vale do Taquari. Uma experiência gastronômica ímpar na qual os participantes podem pausar, socializar e degustar alimentos mais saudáveis, conhecendo e fortalecendo nossas tradições e novos hábitos de consumo.

Sua participação é essencial para compartilhar e fortalecer os conhecimentos sobre as diversidades de uso da Ilex Paraguariensis e contribuirá significativamente para o sucesso deste evento.

O evento é voltado para estudantes, professores, gestores municipais, profissionais da área da educação, nutricionistas, consumidores e comunidade em geral e a inscrição pode ser feita pelo link: http://www.ervamateumaculturaaberta.com.br/seminario-erva-mate-na-educacao/. Maiores informações pelo fone: 51 99756-7407 ou e-mail faterco@aplvaledotaquari.com.br.

Texto: Ascom PEMUCA
Edição: Portal Região dos Vales